[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 31 de outubro de 2017

23/10/2017


23 de Outubro de 1783
Missa em Dó menor KV.427
GRANDE EFEMÉRIDE MOZARTIANA

[A gravação que este ano partilharei convosco para comemoração desta grande efeméride foi obtida no Palau de la Música Catalana, Barcelona, em Dezembro de 1991, portanto, por ocasião dos duzentos anos da morte de Mozart.
Em anos anteriores também tenho recorrido a Sir John Eliot Gardiner, Monteverdi Choir e English Baroque Soloists. Desta vez outros são os solistas e o local é, de facto muito especial.]
Procedente de Viena, a grande capital do Império onde já estava instalado havia dois anos, Wolfgang volta a Salzburg. Consigo vai Constanze, a mulher, que será apresentada à família, aos amigos, à cidade. De acordo com uma carta que remete ao pai em 4 de Janeiro daquele ano, esta Missa terá funcionado para o compositor, precisamente, como acção de graças pelo casamento.
Faz hoje 234 anos, ensaiava-se esta obra na igreja de São Pedro, em Salzburg. Igreja de São Pedro que, mais uma vez o recordo, escapava à jurisdição do Príncipe Arcebispo Conde de Coloredo, com quem se tinha incompatibilizado. Como principal destinatária e priviligiada intérprete, Constanze. Nem mais nem menos, num destaque de primeiríssima ordem.
com particular emoção, deixem que o expresse - Como, para mim, a igreja abacial de São Pedro, em Salzburg é um lugar de «grande encontro», é com particular emoção, deixem que o expresse, que penso em Amadé, nos seus vinte e sete anos, naquela quinta-feira, dirigindo os ensaios da Missa que se cantaria no domingo seguinte, dia 26.
Pequeno parêntesis para vos dar conta de que, hoje mesmo, em Salzburg, em St. Peters, há-de haver quem reze por um grupo de amigos mozartianos no qual me incluo. Para nós, é mesmo uma das maiores e mais emotivas efemérides.
«Muitas vezes», ali tenho escutado os ecos da voz de Constanze. Comecemos por ouvir o Kyrie que, na sua voz, ainda por lá ressoa. Pois, da maneira possível, convosco partilho esta obra máxima do género sacro.
Como acima já referi, Sir John Elliot Gardiner dirige os English Baroque Soloists, Monteverdi Choir, contando com as vozes solistas de Barbara Bonney, soprano, Anne Sofie von Otter, mezzo, Anthony Rolfe Johnson, tenor, Alastair Miles, baixo-barítono.
Boa audição!
[Ilustr: Missa em Dó menor, KV. 427, pág. 2, verso, autógrafo; Sir John Eliot Gardiner]

Sem comentários: