[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 31 de outubro de 2017

25/10/2017


Pablo Picasso,
25 de Outubro de 1881

(m. 1973)
Inúmeras foram as relações de Picasso com as artes performativas, testemunhos havendo não só no Teatro, no Bailado, por exemplo, mas também na Música.
No ano passado, comemorei a efeméride recorrendo, entre outros dos seus projectos, a “Parade”, bailado com música de Erik Satie e encenação de Jean Cocteau, peça composta entre 1916 e 1917, para os Ballets Russes de Sergei Diaghilev, que subiu à cena em Paris, a 18 de Maio de 1917 no Théâtre du Chatelet, com figurinos e cenário de Pablo Picasso.
Desta vez, celebrando os seus cento e trinta e seis anos,
a partilha da sua pintura numa directa referência ao universo musical, com "Les Trois Musiciens". Aqui têm as duas versões desta obra do cubismo sintético, datadas de Fontainebleau 1921, representando as três personagens da Commedia dell'arte.
Numa, Pierrot toca clarinete, à esquerda, Arlequim o violino e Colombina, à direita, parece tocar o acordeão. Na outra versão, Pierrot continua com o clarinete, Arlequim, ao centro, toca guitarra, à Colombina cabem as folhas de música e, de baixo da mesa, difícil de distinguir, um cão preto.
Não há 'luz real' nestas duas telas, tudo parecendo iluminado ao mesmo tempo. Por outro lado, a impressão patente de falta volume tanto nos objectos como nas personagens contribuindo para que se acentue o aspecto das duas dimensões.
[Ilustr: Pablo Picasso, "Les Trois Musiciens"]

Sem comentários: