[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 30 de outubro de 2017






28 de Outubro de 1787
GRANDE EFEMÉRIDE MOZARTIANA




“Don Giovanni”
Com pequenas alterações em relação ao ano passado, aqui está a proposta de celebração do dia que, há precisamente 230 anos, tão auspicioso foi para a história do canto lírico universal.
Há, de facto, uma alteração interessante. Se, em 2016, partilhámos uma das récitas de Salzburg de 1953, para hoje, seleccionei uma outra gravada no ano seguinte.
Reparem nas diferenças:
- 27 de Julho de 1953
Don Giovanni- Cesare Siepi
Leporello- Otto Edelmann
Donna Anna- Elisabeth Grümmer
Donna Elvira- Elisabeth Schwarzkopf
Don Ottavio- Anton Dermota
Zerlina- Erna Berger
Masetto- Walter Berry
Commendatore- Raffaele Arié
Filarmónica de Viena
cond, Wilhelm Furtwängler
- Julho de 1954
Don Giovanni - Cesare Siepi
Leporello - Otto Edelmann
Donna Anna - Elisabeth Grümmer
Donna Elvira - Lisa Della Casa
Don Ottavio - Anton Dermota
Zerlina - Erna Berger
Masetto - Walter Berry
Commendatore - Deszö Ernster
Filarmónica de Viena
cond. Wilhelm Furtwängler
Ainda um factor que, para alguns de vós, será de determinante interesse e mais-valia. No ano passado, se «apenas» tivemos o som da gravação, desta vez, teremos um filme na sua plenitude. Enfim, ainda vos deixo o aliciante de poderem comparar esta 'Donna Elvira' de Lisa Della Casa com a de Elisabeth Schwarzkopf e este 'Commendatore' de Deszö Ernster com o de Raffaele Arié...
[Uma vez que, para evitar quaisquer reclamações, «aqui» o serviço é completo, se pretenderem proceder a tal operação de sofisticada comparação, aqui vos deixo a respectiva referência do Youtube: https://youtu.be/Jb3SpSOHpv0]
__________________
Então, a partir deste momento, aproveitando prosa anterior, eis-me confirmando como hoje é dia grande nas efemérides mozartianas. Foi em 28 de Outubro de 1787 que Mozart deu por terminada “Don Giovanni”, fazendo entrar no seu catálogo pessoal as seguintes notas, que transcrevo com a pontuação original:
“28 de Outubro, em Praga. Il dissoluto punito, o, il Don Giovanni. Opera Buffa em 2 Actos, Números Musicais: 24, Actores (sic): Signore Teresa Saporiti, Bondini and Micelli; Signori Bassi, Ponziani, Baglioni and Lolli”
Tenham em consideração que, dada por terminada em 28, subiu à cena no dia seguinte. Os mencionados nomes referem-se aos 'actores' que protagonizaram a estreia absoluta, em Praga, ou seja, senhores (Luigi) Bassi, (Felice) Ponziani, (Antonio) Baglioni e (Giuseppe) Lolli que assumiram, respectivamente, as personagens de Don Giovanni, Leporello, Don Ottavio e Masstto; as senhoras Teresa Saporiti, (Caterina) Bondini e (Caterina) Micelli, respectivamente, as de Donna Anna, Zerlina e Donna Elvira.
Como sabem, o libreto é de Lorenzo Da Ponte.
Boa Audição!
[Ilustr: "Don Giovanni", gravação ao vivo EMI, Salzburg 1954; Programa e Libretto da estreia de "Don Giovanni" em Praga]

Sem comentários: