[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 7 de junho de 2018



Sintra,
imediatamente disponível,
óptimo parque de estacionamento

[Publicado no Facebook em 9 de Maio de 2018]

MAIS DE 300 LUGARES !!!
São cerca de mais trezentos os lugares de estacionamento que Sintra poderá
disponibilizar, no curtíssimo prazo, nada fazendo prever que, por parte do Ministério da Justiça, haja qualquer impedimento quanto à utilização deste óptimo dispositivo de parqueamento de viaturas, pelo menos, nos fins de semana, período durante o qual, como se sabe, naturalmente, fica deserto.
As condições não podem ser mais vantajosas, a começar pela localização, adjacente ao Tribunal Judicial da Comarca de Sintra, na Portela, a poucas dezenas de metros dos parques já disponíveis nas imediações da estação de caminhos de ferro e, em articulação com os quais, aumentando muito substancialmente a oferta de estacionamento na zona.
Não há como deixar de empregar os adjectivos mais adequados a qualidade tão francamente boa. Os cerca de 300 lugares são impecáveis, muito bem marcados, em pavimento de excelente qualidade, a sinalização não pode ser mais facilitadora de uma circulação perfeitamente «à larga» e, sejam quais forem os ângulos e quadrantes de observação, as vistas panorâmicas são extremamente agradáveis.
A propósito, não muito afastado desta zona, tenhamos em consideração que estamos a poucos dias do início da construção, com características muito expeditas, do parque de estacionamento da Cavaleira. Numa primeira fase, já no próximo Verão - encerrada que será a Rampa da Pena à circulação de viaturas particulares - disponibilizará cerca de 1.000 lugares para automóveis cujos ocupantes serão os privilegiados passageiros do transporte público que dali partirá com destino aos pontos altos da Serra.
E, aproveitando a oportunidade...
Tal como tenho escrito em anteriores ocasiões, continuo a inteirar-me, constante e quase diariamente, acerca do que, a qualquer cidadão interessado, é possível ir sabendo e, ao fim e ao cabo, nada mais do que ir confirmando a informação que Rui Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, pôde partilhar durante a reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia de Sintra na passada Quinta-feira, no Salão de Galamares.
O que, com origem nas mais diversas fontes, tenho visto, ouvido e lido, mantém-me a convicção de que, após as civilizadas medidas de interdição do acesso de viaturas ao centro histórico, estamos a atravessar um período deveras interessante, a caminho da qualidade que todos ansiamos e temos direito. Nesse contexto, já estando equacionada a segunda fase da Cavaleira, também é boa, mesmo muito boa, a notícia segundo a qual prosseguem a bom ritmo os trabalhos afins da instalação do grande parque de estacionamento nas imediações do estabelecimento prisional.
Naturalmente, sem a menor dúvida, impõe-se a remediação imediata de situações cuja solução, afinal, será de enorme simplicidade, bastando que, por um lado, se mobilize o indispensável recurso às polícias locais, redistribuindo os agentes da melhor maneira possível e que, por outro, com toda a urgência, os próprios serviços da autarquia corrijam a sinalização vertical e horizontal em locais absolutamente cruciais, concretizem os caminhos pedonais previstos, etc.
Há, pois claro que há, muito, muito por fazer. A nós, cidadãos, também nos compete uma quota parte que se inscreve na perspectiva da cooperação que a intervenção cívica pressupõe. Cidadãos interessados na melhoria da qualidade de vida no núcleo da sede do concelho, como temos demonstrado em tantas oportunidades ao longo de tantos anos, não podemos caí na tentação de banalizar e ridicularizar o protesto.
O genuíno e sagrado direito à contestação não pode nem deve ultrapassar a barreira, o limite a partir do qual o protesto é lançado para a plataforma do despropósito e do ridículo.

Sem comentários: