[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 4 de junho de 2018



Viana da Mota
[Publicado no Facebook em 29 de Abril de 2018]
Mais um momento de memórias que estou a partilhar neste ano jubilar - 150 anos do nascimento e 70 da morte - desta grande figura da Cultura Portuguesa.
Desta vez, 'Au bord du lac de Pena', obra composta em 1881, portanto, aos 13 anos de idade, dedicada à Condessa d'Edla, neste caso, interpretada por Miguel Sousa.
Boa Audição!
____________
Como sabem, até é possível recorrer a peças, como esta, com inequívoca conotação a Sintra. Faço votos no sentido de que Sintra, ainda durante o ano em curso, possa homenagear Viana da Mota com uma conferência adequada ao gabarito do grande pianista, pedagogo e compositor e, naturalmente, com o exclusivo recurso e realce de obras de sua autoria.
Mais uma vez, aproveito a oportunidade para lembrar que Bruno Caseirão tem vindo a apresentar o ciclo 'O Legado de Viana da Mota', aos Domingos 22h00 | 4ª feiras 13h00 | Sábados 5h00, na RDP Antena 2 - também disponível em RTP Play - de acordo com o seguinte detalhe:
Prog. 1 | 8 Abril "O Essencial de uma Introdução";
Prog. 2 | 15 Abril "Dados para uma breve biografia";
Prog. 3 | 22 de Abril "Da descoberta das canções para canto e piano a uma
investigação dedicada e apaixonada, entrevista a Elvira Archer";
Prog. 4 | 29 Abril "Um dos Maiores Pianistas da História do Piano".
____________
Com especial dedicatória ao meu amigo Fernando Morais Gomes.
____________
[Ilustr: Parque da Pena, Lago de São Martinho; 'Au Bord du Lac de Pena', capa da partitura, foto de Pedro Macieira (Blogue Rio das Maçãs)]

Sem comentários: