[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 2 de julho de 2018




FESTIVAL DE MÚSICA DE SINTRA 2018
- NOVIDADES

[Publicado no facebook em 20 de Junho de 2018]

__________________

Conselho de Cultura de Sintra
Gabriela Canavilhas em justíssimo destaque


Ontem, no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, sob a presidência do Dr. Basílio Horta, realizou-se uma reunião conjunta do Conselho de Cultura e Conselho de Opinião durante a qual foi apresentado o programa da próxima edição do Festival de Música de Sintra.
A propósito, duas notas muito sumárias poderei partilhar convosco. Sem qualquer surpresa para mim, já que nela reconheço a maior competência para o efeito - não esqueçamos que, durante dez anos, assumiu as mesmas funções, com enorme êxito no Festival MusiicAtlântico - Gabriela Canavilhas partilhou uma proposta estupenda que, não tenho a menor dúvida, vai constituir um assinalável êxito.
Subordinou a programação a uma temática extremamente desafiadora, 'A Montanha Mágica' que, naturalmente, é Sintra, cruzando com a Música as mais interessantes conotações literárias, filosóficas, religiosas e das artes plásticas. Afirmo e confirmo, um programa ambicioso, muitíssimo bem concebido, com excelentes intérpretes que vai honrar as melhores tradições do 'nosso Festival'.
Como compreenderão, não poderei entrar em detalhes já que a apresentação pública só acontecerá no início do próximo mês de Julho. De qualquer modo, não resisto à possibilidade de vos contemplar com a audição de uma peça que, muito provavelmente, teremos oportunidade de ouvir durante o evento programado para 23 de Setembro, às 21.00, no Palácio de Queluz.
Ouçam este 'Recitativo & Dove sei' da "Rodelinda" de G.,F. Händel, na interpretação de quem a Gabriela foi capaz de convencer a vir até cá. Trata-se de um dos novos grandes contratenores, Maarten Engeltjes que actuará com o Prjt Amsterdam, agrupamento do maior gabarito, tocando em instrumentos de época, que, nessa noite, apresentará 'Nisi Dominus' de Vivaldi, e, de Händel, além da que ouvireis de imediato, de 'Rodelinda', também de 'Giulio Cesare', 'Tolomeo', 'Imeneo', 'Rinaldo' e 'Ariodante'.
Hoje, apenas uma mas significativa amostra daquela que vai ser uma edição que marcará um salto qualitativo inequívoco. Como sabem, no que respeita a eventos musicais a concretizar, costumo ser muito poupado na adjectivação. Neste caso, tenho motivos de sobra para poder regozijar antecipadamente.
Relativamente à organizaçãoi do Festival, sabendo que, além da Câmara Municipal de Sintral e do seu Presidente que, actualmente também assume o Pelouro da Cultura, bem como os Serviços Culturais, na pessoa de Maria João Raposo - cujo empenho Gabriela Canavilhas tanto sublinhou - não deixarei passar a oportunidade para destacar como a Parques de Sintra está altissimamente envolvida, através do interesse que têm evidenciado os administradores Manuel Baptista e Sofia Cruz. Todos de parabéns!
Boa audição!
[Gabriela Canavilhas; Maarten Engeltjes & Prjt Amsterdam]
Foto de João De Oliveira Cachado.
Foto de João De Oliveira Cachado.

Parte superior do formulário


Sem comentários: