[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 9 de dezembro de 2008


Cartão de visita

Se qualquer dúvida existisse quanto à falta de pudor dos designados responsáveis sintrenses, bastaria passar pela Volta do Duche e olhar o que se passa, à quota baixa, junto ao parque de estacionamento do Rio do Porto.

Os painéis da autoria do pintor Leonel Moura, ali colocados e inaugurados no dia de São Pedro, no ano de 2005, não foram assumidos como serviço de tapa-vergonhas das arruinadas casas cujas fachadas cobriram. Todavia, de facto, por mais que, na altura, o Vereador Cardoso Martins dissesse em contrário, foi exactamente esse o objectivo.

Claro que as casas continuam cada vez mais arruinadas. Naturalmente, os próprios painéis também já se degradaram. Por mais que, tanto eu como o Pedro Macieira, chamemos a atenção para o desconchavo, os senhores autarcas permitem-se dar esta nota de terceiro mundo como cartão de visita. Mas há mais testemunhos, nas Escadinhas do Hospital, ou ainda, por exemplo, na massacrada Rua da Pendôa.

Qualquer dia passam mesmo a constituir o novo ex-libris de Sintra. E, diga-se de passagem, muito a propósito, pois tais senhores já trataram de assumir um modo de ser e de estar muito próprio. Ou seja, tal como as donas de casa badalhocas, que deitam o pó para debaixo dos tapetes, os edis sintrenses, mascaram a fachada dos prédios, dando a entender que é uma atitude artística performativa.

Piois é, gato escondido... Não contentes, coitados, ainda se permitem continuar a reforçar a estratégia na quadra natalícia, atirando mais poeira para os olhos do povo, à mistura com umas centenas de milhar de lâmpadas que, não esquecem, são de baixo consumo.

Por mim, continuo a invocar São Judas Tadeu. Para os casos desesperados não há melhor. Sabem, é o advogado dos impossíveis...

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Cachado,

Breves palavras porque a vida, por hoje, não me permite muita coisa.

Primeiro, insisto nos dinheiro do Turismo, relacionados com o Jogo e cujo montante terá de ser aplicado rigorosamente no Centro Histórico. São milhões.

Onde estão os milhões? Onde foram aplicados? Quanto foi recebido? E se não foram recebidos quais as razões para tal atitude dos nossos autarcas?

Outra núvem de poeira: É importante saber-se dos tais milhares de contos que a TVI ia pagar por causa da 1ª. Companhia, na Tapada do Mouco. Foi o que foi dito.

Aqui estão dois temas interessantes para os jornalistas de investigação. Esperemos.

Anónimo disse...

Também havia um milhão e tal, das verbas de jogo do Casino Estoril, reservados desde o tempo em que a DrªEdite Estrela tinha à frente daquele famigerado Gabinete do Centro Histórico,um célebre Arquitecto Nuno que tinha muitas ideias e poucas acções e que eram destinados à execução do Projecto de Requalificação do Largo D.Fernando II,em S.Pedro;a CâMARA do Dr Seara ,afirmou estar a alterar e concluir o mencionado Projecto, ainda no seu 1º mandato mas nada mais se viu;apenas soou por aí que a tal verba se elicpsou,foi devolvida ou transferida...alguém sabe?Esta era a versão, antes do PS ter perdido as eleições em 2005.Aliás, nunca mais se ouviu falar de tal coisa,no mandato actual.Será que foi tudo para o....teleférico?Euros eram certamente e os euros não se vão assim...
Margarida Paulos

Sintra do avesso disse...

Amigos

Fernando Castelo
e
Margarida Paulos,


Em Sintra, a questão dos dinheiros provenientes da zona de jogo é das que maiores dúvidas suscita. Chega a parecer inverosímil como pode acontecer que milhões e milhões de Euros permaneçam disponíveis sem que o munícípio apresente uma candidatura afim da sua utilização.

Tanto quanto julgo saber, tal verba só pode ser afecta a projectos a concretizar no centro histórico.

Informaram-me e eu ainda não confirmei se a informação é absolutamente correcta, que a reconstrução da Vivenda Alda, na Estefâneea, beneficiou desse financiamento. Mas terá sido uma excepção.

A ser verdade que a Câmara não se tenha candidatado trata-se de um escândalo. O que não faltam é situações carentes. Que explicação poderá ser dada?

É preciso denunciar a questão na comunicação social mas, isso sim, através de canais que não estejam comprometidos. Cada vez mais, menos se vê verdadeiros e dignos jornalistas, capazes de interpelar o poder, local ou central, relativamente aos actos e omissões. O quarto poder ou não funciona ou funciona muito mal. E sem uma comunicação social pertinente, não há democracia sã.

Pelo menos, já somos três dispostos a não parar com a denúncia que se impõe.

Um abraço do

João cachado