[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Não me confundam…


Com a devida autorização da remetente, passo a transcrever um mail que ontem recebi.



Caro João Cachado,

Já não me lembro como tive conhecimento da petição que a tua associação tem há tantos meses para assinatura na Internet. A verdade é que só ontem li o texto da ADPS, ‘Sintra the Glorious Eden’ mas não percebi qual é o objectivo. E fiquei muito admirada porque tu costumas ser muito cuidadoso nestas coisas. Também fui ver quem já tinha assinado a petição e não vi a tua assinatura registada. Fiquei muito surpreendida com a quantidade tão mínima de pessoas que subscreveram, pouco mais de trezentas. Mas só os sócios da ADPS não são mais? Tenho muita pena mas não assinei. Como acho isto tudo um bocado confuso, diz qualquer coisa. Beijo
Ana


Imediatamente respondi a Ana Cristina Oliveira, ex-colega e amiga, com quem não tenho contactado nos últimos tempos, que deixei de ser membro da ADPS, já há cerca de quatro anos. E remeti-lhe cópias da minha carta de 14.02.05, bem como do artigo publicado na edição do Jornal de Sintra de18 de Fevereiro de 2005, com o objectivo de bem esclarecer as razões do meu afastamento.

Decidi reproduzir o mail supra, acompanhado desta explicação, na medida em que prevejo a possibilidade de haver mais pessoas que, a exemplo de Ana Oliveira, ainda façam tal confusão. Tanto assim é que, há pouco mais de uma semana, tive de desfazer dúvida idêntica junto de um grupo do Linhó. Na realidade, tanto a minha mulher como eu e outros amigos nos desligámos totalmente.


Tal não significa que, há oito anos, por ter estado na primeira linha da actuação daquela associação, não me sinta muito gratificado pelo envolvimento na luta em defesa da Volta do Duche, contra a construção do parque de estacionamento subterrâneo ou, mais tarde, na discussão dos problemas da Estefânea, com o saudoso Bartolomeu Cid dos Santos, ao meu lado no Palácio Valenças, factos que muitos sintrenses recordam e reconhecem num passado que muito me honra.

Por se lembrar desses tempos em que, com o meu dedo, apareciam publicamente comunicados, cartas e abaixo-assinados, sem quaisquer equívocos, é que Ana Cristina Oliveira alude ao facto de eu "(...) ser muito cuidadoso nessas coisas (...)". Enfim, de facto, jamais descuidei a inequívoca definição dos objectivos, como parece acontecer no caso da petição referida, que tão pouca adesão estará suscitando.

De qualquer modo, não basta a correcta definição dos objectivos. Os destinatários deste tipo de mensagens têm de sentir que, ao remetente, não faltam coragem e frontalidade, para além de perceberem que há uma eficaz estratégia de comunicação. É imprescindível contar com uma série de agentes intermediários, bem colocados, em certos meios afins do objectivo a alcançar, e bater à porta certa de entidades que, muitas vezes, ocultam a melhor entrada... E, naturalmente, não subscreverão um texto ao qual não reconheçam a desejada operacionalidade.

Ao fim e ao cabo, não trago novidade alguma. De facto, trata-se de obedecer a uma boa estratégia de venda de um produto sofisticado, isto é, uma mensagem que se pretende seja comprada por cidadãos fartos de meias tintas, de meias palavras, em suma, fartos de equívocos e de serem bombardeados com toneladas de lixo comunicacional.

Era assim, tendo em consideração estes princípios que, há anos, por exemplo, no já aludido caso da Volta do Duche, se conseguiam milhares de signatários e aderentes a uma nobre causa, em poucas semanas. A premência era de tal ordem que não me podia dar ao luxo de esperar meses e meses para atingir trezentas e tal assinaturas.

Portanto, por favor, não me confundam...

6 comentários:

Anónimo disse...

Pelo pouco que já conheço,acho muito difícil alguém confundir o Dr João Cachado com oportunistas,com gente que nega o que defendeu, para defender outros interesses,mormente os pessoais;os outros, esses, é vê-los a dar graxa a quem agora «pode»,a receber «loas» e a aceitar mordomias.Não, decerto, este retrato não corresponde a alguém cuja honestidade intelectual e pessoal é indiscutível.Está a afirmar quem,muitas vezes está em desacordo consigo.
Margarida

Anónimo disse...

Concordo com o comentário assinado por "margarida" que deve ser a Dra. Margarida Paulos que várias vezes assina intervenções neste blogue. Concordo também com o texto do João Cachado de quem também discordo em certas alturas. Acerca da petição da ADPS,
parece que a Alagamares passou a ocupar a posição de verdadeira associação de defesa do património de Sintra.

Ricardo Pombo

Sintra do avesso disse...

Queiram fazer o favor de ler o texto publicado por RICARDO [que não é o Ricardo Pombo anterior] em comemntário ao texto que hoje publiquei subordinado ao título «IIM da Correnteza», cuja primeira parte diz respeito ao «Nâo me confundam...».

Obrigado

João Cachado

Sintra do avesso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sintra do avesso disse...

Minha Cara Margarida,

Eu bem pedia que não me confundissem... Contudo, a Margarida, confundiu-me, comoveu-me com a sua gentileza. Não posso deixar de lhe dizer que sabe muito bem ler tais paavras, como feed back de posições, atitudes que subscrevo.

Muito obrigado.
Um beijo do

João Cachado

Anónimo disse...

Peço desculpa, por ter-me identificado de forma incompleta;de facto, tal como disse o Ricardo Pombo, o 1º comentário é da Margarida Paulos.Quanto ao Dr João Cachado, o que disse reitero e é da mais elementar justiça, não obstante as nossas divergências a vários níveis.Discordar, é, no entanto respeitar, quando aquele de quem discordamos, age sempre com honestidade e coerência.
Margarida Paulos