[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sintra Garagem [1]


Acerca da ruinosa degradação e presente fase de desabamento deste imóvel, não sei mais o que dizer e escrever. Há não sei quantos anos, venho denunciando o que ali está a acontecer. Sempre tenho tido a preocupação de não considerar este como um caso isolado mas, isso sim, como é flagrante e patente, enquanto prova absolutamente provada da geracional incapacidade da autarquia. Não do poder local actual, em particular, mas dos sucessivos executivos que, pura e simplesmente, não conseguem exercer o poder que lhes temos confiado.

A título de mera ilustração, aí vai a memória pessoal de duas etapas deste incrível processo da institucionalizada cultura do desleixo, designação tão apropriada com que o ex Presidente da República Jorge Sampaio apelidou a proverbial e lusa característica, que, tão exuberantemente, tem sido cultivada nestas sintrenses paragens. E, para o efeito, não precisarei de recuar mais do que ao tempo da última fase do mandato de Edite Estrela e, subsequentemente, ao primeiro de Fernando Seara.

A primeira remonta ao tempo em que já estavam a decorrer as obras da malfadada requalificação da Heliodoro Salgado que resultou naquela desqualificada miséria estética que, com efeitos radicalmente perversos, tanto prejudicaria a qualidade de vida nesta zona fulcral da freguesia de Santa Maria.* Pois, ao tempo, numa sessão de esclarecimento com a referida edil, diria a senhora que o assunto da garagem já estava praticamente resolvido.

Quanto à segunda, lembrar-se-ão alguns leitores que, em Março de 2004, fui um dos promotores da Jornada sobre a desgraça que, naturalmente, continuava a afectar a Estefânea. Nessa altura, tive oportunidade de, acerca deste mesmíssimo caso, interpelar o Senhor Presidente da Câmara. Dois meses mais tarde, no seu gabinete da Vergílio Horta, enquanto mostrava fotografias virtuais do eléctrico atravessando a Heliodoro Salgado a caminho da Vila Velha, me responderia ter acabado de assinar um despacho de obras coercivas…


Enfim, paradigmáticos momentos de decisão (?!) dos dois autarcas que, há quase duas décadas, têm presidido aos destinos deste tão especial e difícil município onde, muito especialmente, nas três freguesias da sede do concelho, se têm mostrado incapazes da resolução dos mais instantes problemas...

Continuarei, na próxima semana, a escrever sobre a Sintra Garagem. Neste momento, em que ainda nada foi decidido quanto ao futuro aproveitamento das instalações, será o meu contributo, sob a forma de sugestão que, tendo em conta a localização e as necessidades da comunidade, se me afigura como a mais consentânea. Espero contar não só com o vosso interesse mas também com indispensáveis comentários.

(Continua)


____________________

*A propósito, no sintradoavesso, ler os textos publicados nos dias 16.04.08, 15.04.08 e 11.12.07.



6 comentários:

Anónimo disse...

É Sintra a Capital do Romantismo.

Vá tomar um chá na Pastelaria Ideal e veja a vista romantica em frente - de uma antiga Garagem e Posto de abastecimento abandonados e apodrecer - Não podiamos pedir nada mais Romântico!!!!

ou então vá até a Pastelaria Monserrate sente-se na esplanada e veja uma casarão pitoresco a cair aos poucochinhos ou pode ser que tenha a sorte grande e a veja a desabar mesmo à sua frente!!!!

Tem outras pastelarias ou hotéis com as mais variadas vistas e experiências especialmente românticas de Sintra, como por exemplo o muito lixo a brotar dos contentores situados, sempre com muito bom gosto, nos locais mais apropriados!

Fernando Castelo disse...

Meu caro João Cachado,

Esta manhã, mesmo debaixo de chuva, fiz questão de passar pelo Casal de S. Domingos, ali pegadinho ao edifício onde funciona a área financeira da Câmara, para ver se ao menos tinha sido retirado o lixo.

Não meu caro. Tudo na mesma, mostrando a quem passa por ali, incluindo muitos turistas, o desprezo que é dedicado a estes assuntos. É, pois, mais um caso em que o respeito qualificado por quem visita Sintra fica muito longe do palavreado pretensamento erudito.

Abordando o tema deste seu artigo, permita que discorde da opinião que expressa sobre este "tão especial e difícil município". Apenas é especial e difícil porque o não sabem governar. E não venham com a conversa de que "os eleitores querem isto" de tal forma que até reforçaram a manutenção.

É evidente que, quem passa por Sintra, tem sempre outros vôos escondidos, para os quais a estratégia deve ser montada com publicitação de acordos, protocolos, iniciativas, grupos de estudo, que custam milhões aos munícipes mas lhes garante, quase sempre, o zero. Foi a publicidade onerosa de reflexos pessoais mas sem se reflectir no bem-estar colectivo.

Neste contexto, tudo o que se faça para mostrar o que (não) tem sido feito em Sintra, ajuda - pelo menos - todos os outros portugueses que um dia poderão confrontar-se com actores da nossa praça.

Aliás, a queda do prestígio de Sintra, envolvendo como mais flagrante exemplo recentes estudos económicos, são a prova de que os sintrenses são demasiado condescendente.

Anónimo disse...

Dr. João Cachado,
Vivo por perto e vivo "por dentro", com muita revolta, as coisas que o senhor tem denunciado no seu blogue e no Jornal de Sintra. Aqui na Estefânia a situação mnão pode ser pior. Atrás da garagem fica a passagem sobre a linha férrea que é outra vergonha. Outro escândalo é o parque de estacionamentoeo à volta do edifício do Urbanismo, que devia ser indicado durante os espectáculos no Olga Cadaval para resolver o problema do caos dos carros que se amontoam nessas noites. E a Casa de Sant'Ana, o prédio cor de rosa do comendador Galucho é uma situação inacreditável. Romantismo? Na Estefânia até podia ser. Assim é só porcaria a pontapé como único emblema que o Fernando Seara pode usar. Uma vergonha!!!!
Desculpe não assinar. Não posso, percebe?

A minha assinatura é de um sintrense do coração.

Anónimo disse...

Não é só a garagem, ali à volta poucas coisas estão decentes. Quem chega a Sintra vindo de Lisboa e descendo do Ramalhão é uma verdadeira vergonha. A Câmara Municipal de Sintra não resolve um assunto que se arrasta há muitos anos. Umas vezes é o PS e outras o PSD mais o CDS e a CDU. Não há dúvida, são todos iguais.

Jorge Sequeira disse...

Não sei se sabe que a CMS vai apreciar uma proposta do PS de um parque de estacionamento. Eu concordo pois é o fim mais adequado de uma antiga garagem.
J. Sequeira

Anónimo disse...

São necessários Parque de Estacionamento mas, também áereas comerciais e de lazer. Os moradores de Sintra, têm de passear (em dias de chuva) ou no Modelo :(, ou fazer vários kms p ir a Cascais ou a outras localidades.
Sintra tem de servir bem e fazer sentirem-se bem 1º os seus moradores. Ali seria óptimo um Centro Comercial com um cineminha.
residente