[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 19 de junho de 2010

Monte da Lua,
Serra Lopes o eterno pendente?

O comentário que Fernando Castelo hoje subscreveu e eu publiquei, a propósito do precedente texto sobre Monserrate, alude à gestão do biólogo Serra Lopes – que antecedeu a de António Abreu na administração da Parques de Sintra Monte da Lua – não deixando de, em breves palavras, circunstanciar o envolvimento quer da Câmara Municipal de Sintra quer do governo central, precisamente na altura em que eram Ministro e Secretário de Estado do Ambiente, respectivamente, José Sócrates e Pedro da Silva Pereira.

Conheço Fernando Castelo demasiado bem para confirmar que apenas o move um desejo de esclarecimento que muito tarda. E, a propósito, cabe lembrar como não têm conta as diligências que, ao longo dos anos, em especial, desde o Natal de 2004, tenho desenvolvido no sentido de que os então governantes se pronunciassem a respeito das graves acusações que António Abreu lhes endereçou através da carta que o saudoso Jornal de Sintra publicou em 24.12.2004.*

Como sempre tive o cuidado de afirmar, não sou eu quem acusa alguém seja do que for. À medida das minhas limitadíssimas possibilidades, sempre me escudando nas corajosas palavras de António Abreu, só tenho insistido na imperiosa necessidade de explicar o que anda escondido. Tal como acontece com o meu amigo Fernando Castelo, é no contexto da cidadania, e, como dever cívico, que não me afastarei desta via.

Também não têm conta as vezes em que, tanto no mencionado semanário da imprensa local como neste mesmo blogue e, inclusive, de viva voz, em sessões públicas de reunião do executivo municipal, solicitei ao Senhor Presidente da Câmara se dignasse informar a comunidade acerca do resultado das investigações levadas a cabo pelo Ministério Público na PSML, sempre se tendo escusado o edil ao esclarecimento, escudando-se no sigilo de justiça.

Perante um tal muro de falta de respostas, resultante de tão silenciosas quão esclarecedoras posições de cobertura da lamentável, controversa e irregular actuação do biólogo na gestão da empresa, apenas me tem restado, de tempos a tempos, continuar a levantar a questão. Isso mesmo hoje o faço nestas linhas, sempre na fugaz e ingénua esperança de que, finalmente, um raro impulso de respeito pelos interesses da comunidade possa conduzir alguma daquelas ilustres personalidades – governantes e autarca, todos no activo – ao esclarecimento que ainda não foi satisfeito.


*Ler no sintradoavesso Irregularidades de Serra Lopes no rol do esquecimento?, 17.10.2007.

5 comentários:

Pedro Soares disse...

Caro Dr. Cachado,

Olhe que o Serra Lopes tem costas muito largas. Do período da gestão dele em que andava tudo em roda livre há outras pessoas que
têm muitas culpas no cartório.
Aliás as investigações da Judiciária devem ter revelado
as manobras de toda essa gente.
Cumprimentos,
Pedro Soares

Anónimo disse...

Esse Serra Lopes, é filho do advogado do Carlos Cruz e de uma senhora que foi bastonária dos advogados, irmão da Inês directora do Independente, afilhado do Sócrates e da Edite... Com tais protecções já se sabe o que é de esperar.

Carla Rodrigues disse...

O Cachado denunciou muitas outras situações que continuam pendentes. Continue na luta. Há muita gente que acompanha e não são precisas imagens porque o seu estilo não se confunde. Obrigada.
Carla Rodrigues

Anónimo disse...

O Serra Lopes foi-se embora, mas ainda por cá andam outros do mesmo calibre. O da Regaleira por exemplo, com outros patronatos é evidente, mas

Anónimo disse...

Espanta-me como mesmo assim tanta gente lê e faz comentários neste blogue. Para estas que reagem há muitas que concordam mas não escrevem. As pessoas estão menos distraídas do que se pensa. Por aqui o Seara não se safa...