[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011



Parabéns, sempre ...




Ludwig van Beethoven foi baptizado no dia 17 de Dezembro de 1770. Embora não se tenha a certeza, tudo leva a crer que terá nascido no dia anterior, portanto, há precisamente duzentos e quarenta e um anos. Celebrando o aniversário, a peça cuja audição vos proponho é uma das suas obras mais espantosas, a Sonata para Piano no. 32, op. 111, que perdurará como intemporal.


A interpretação é de Rudolf Serkin e está tudo dito. Trata-se de um excerto da Arietta. Estejam atentos ao que acontece aos 6'36". É um autêntico voo para o infinito, um daqueles raros saltos cósmicos, furando as categorias de tempo e espaço, apenas ao alcance do génio e que fazem do intérprete um verdadeiro demiurgo.


Claro que é para ouvir, ouvir, na totalidade, e repetir sem que, jamais, se chegue à exaustão. O espanto - sim, o espanto, estão a ler bem - não tem um só lugar geométrico musical. Deve ter uma boa dúzia, entre vários momentos de Monteverdi, Händel, Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Wagner e alguns mais. Não tenham a menor dúvida de que um desses grandes momentos é a op. 111. Ouçam comigo e, se tiverem um bom copo à mão, não hesitem! Eu, como já tinha aberto um Vidigueira para o jantar...



Boa audição!



http://youtu.be/KsLojxzbuFM
Rudolf Serkin - Beethoven Sonata No. 32, Op. 111 - 2nd Movement - Part I http://www.youtube.com/
Live performance 1987




Efeméride mozartiana


Em 16 de Dezembro de 1785, Mozart dava entrada no seu catálogo manuscrito do Concerto para Piano e Orquestra em Mi bemol Maior que veio a ser referenciado como KV 482. Como só ofereço o melhor que posso eis que vos proponho esta interpretação, tão mozartiana, de Sviatoslav Richter.

Boa audição!

http://youtu.be/36dqi6cOfiI
Sviatoslav Richter plays Mozart Piano Concerto KV 482 in E flat http://www.youtube.com/



Sem comentários: