[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 21 de maio de 2012

 
 
A propósito do slogane
"Eu apoio o ensino da música nas escolas!"
 
(texto inicialmente publicado no facebook em 4 do corrente)


Um currículo escolar sem oferta de uma séria componente musical constitui um factor decisivamente negativo para o sucesso de qualquer Sistema Educativo em qualquer latitude....
Para que nos entendamos, apenas me refiro à oferta escolar do ensino público e, em especial, nos primeiros anos escolares.

A situação em Portugal é mesmo muito preocupante. Não estão definidas metodologias, recorre-se a docentes desqualificados, desconhece-se que competências são adquiridas. O designado «enriquecimento curricular» no âmbito das actividades extra curriculares do primeiro ciclo, é algo de aberrante, altamente desmotivador e mesmo dissuasor da adesão que deveria suscitar.

É uma máscara, 'para inglês ver', apenas para constar das estatísticas. Nem sequer o reduzidíssimo investimento que se concretiza, rende proporcionalmente... Tenho obrigação de não escrever grandes asneiras porque, como Técnico de Educação, quanto mais não fosse por dever de informação, tive de me inteirar sobre o que se passa em Portugal, nos países da União Europeia e nalguns de outros continentes.

Desde muito jovem, também como melómano, sempre estive interessadíssimo no assunto. Tenho visitado muitas entidades oficiais e particulares no estrangeiro, sei o que está a acontecer entre nós e, naturalmente, prevejo o que acontecerá no curto, médio e longo prazos.

É um verdadeiro escândalo que, em Portugal, o Sistema Educativo se dê ao luxo de desperdiçar as mais-valias que um cuidado ensino musical - como componente em perfeito pé de igualdade com as outras disciplinas curriculares - poderia carrear para o êxito individual e colectivo. Isto que afirmo e confirmo está mais que provado.

Deixem que remate com uma nota positiva referindo o excelente trabalho desenvolvido por muitas bandas filarmónicas por esse país fora. É no seu enquadramento que significativo número de crianças e jovens, fora da Escola, têm a possibilidade de aprender e praticar. Pelo menos que se apoie adequadamente estas entidades.

O video que se segue tem a ver com uma vertente do ensino da música, é verdade, mas como estratégia para a integração social. Só na zona metropokitana de Lisboa, há várias experiências a funcionar com o envolvimento e patrocínio da Fundação Gulbenkian.

No caso focado pelo documento, o Maestro convidado é Oswaldo Ferreira que muito se deve ter lembrado do exemplo de Claudio Abbado - de quem foi assistente principal - e da obra muito interessante que desenvolve em vários cantos do mundo.



http://youtu.be/Y_0BWr6cT04
 

1 comentário:

Colégio Lisboa disse...

Li e gostei do que disse. Para reintegrarmos os nossos jovens é bom usarmos a música, o desporto mas é realmente preciso termos profissionais qualificados.