[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 21 de maio de 2012


R I P
Dietrich Fischer-Dieskau


(inicialmente no fb em 19 do corrente)



"Wintereise", D 911, [Viagem de Inverno] é um ciclo de vinte e quatro Lieder, datado de 1827, a partir de poemas de Wilhelm Müller, talvez o preferido do compositor.
Dois terços dos Lieder são sintomaticamente compostos em tonalidades menores, constituindo uma série de reflexões de um viajante no Inverno, sobre temas predominantemente sombrios e tristes, coincidindo as paisagens sombrias e geladas com o seu estado de espírito.

Trata-se de uma obra entranhadamente romântica que cumpre ouvir, preferencialmente, sem qualquer interrupção, com toda a atenção. De todas as que conheço - e não são poucas... - esta é a mais conseguida das gravações de "Winterreise". Há precisamente cinquenta anos, Dietrich Fischer-Dieskau e Gerald Moore apresentaram um trabalho definitivo.

Aconselho vivamente a consulta, em Inglês, ao 'site' na Web sobre este ciclo de canções, com análises muito eficazes por Margo Briessinck. Confiado em que os interessados não deixarão de a fazer, dispenso-me de reproduzir os textos originais e traduções, limitando-me a enunciar os títulos:


1 Gute Nacht 2 Die Wetterfanne 3 Gefrorene Tränen 4 Erstarrung 5 Der Lindenbaum 6 Wasserflut 7 Auf dem Flusse 8 Rückblick 9 Irrlicht 10 Rast 11 Frühlingstraum 12 Einsamkeit 13 Die Post 14 Der greise Kopf 15 Die Krähe 16 Letzte Hoffnung 17 Im Dorfe 18 Der stürmische Morgen , 19 Täuschung 20 Der Wegweiser 21 Das Wirtshaus 22 Mut 23 Die Nebensonnen 24 Der Leiermann

Boa audição!


http://youtu.be/c8UDOmUcxCk



Sem comentários: