Mozart,
Sinfonia No. 29
Esta Sinfonia KV. 201 em Lá Maior
apresenta-nos um Mozart na expressão mais económica em termos de orquestração
uma vez que apenas temos as habituais cordas, oboés e trompas. É uma peça em
que Mozart mostra ter aprendido as lições da música de câmara, intensificando o
argumento e abrindo o seu primeiro andamento, na forma sonata, com uma passagem
só para cordas que, seguidamente, é repetida por toda a orquestra.
Não há dúvida de que há aqui
evidência de um novo espírito, com os instrumentos sendo trabalhados de acordo
com todas as suas potencialidades. O ‘Andante’ central aparenta-se muito com um
quarteto de cordas ao qual se juntou dois pares de instrumentos de sopro. O
‘Menuetto’ seguinte faz gala da graciosidade da dança contra uma violência que
não voltaria a aparecer senão no Beethoven inicial e o ‘Allegro com spirito’
derradeiro contém uma das mais originais secções de desenvolvimento que Mozart
tinha ousado escrever por esta altura.
De facto, com esta sinfonia, é
lícito poder afirmar que o compositor acabara de percorrer o longo caminho
desde a designada Abertura italiana para, declaradamente, entrar na autêntica
sinfonia clássica.
E, assim, nos mantemos, nós também,
no já longo caminho de acesso a toda a obra sinfónica de
Amadé, socorrendo-nos, mais uma vez,
das competentes gravações da Mozart Akademie Amsterdam sob a direcção de Jaap
Ter Linden.
Boa audição!
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