[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 14 de abril de 2013



A Diva

[publicado no facebook em 12.04.2013]


Acham mesmo que sabem o que é ser diva? Talvez julguem que sabem. Eu, que ando a ouvir ópera há mais de cinquenta anos, também julgo que sei. Provavelmente, terei muito bons motivos.

Por exemplo, sou do tempo em que, no ano de 1975, podia ouvir Monserrat Caballé, cantar como vos darei oportunidade de partilhar comigo já de seguida. Chamo a vossa atenção para a correcção absolutamente inexcedível em "Signore ascolta" da Turandot, de Puccini.

Exclamar que, nesta sua Liù, é...
imaculada? É pouco. Esperem pelo pianissimo final e, depois, digam-me se já ouviram algo de semelhante. Enfim, talvez só a Tebaldi de quem, aliás, também recordo momentos inolvidáveis.

Ah, meu Deus, que vontade de rir me dá, quando alguns ignorantes da nossa praça se atrevem a considerar que certos epifenómenos da actual cena lírica internacional são estrelas inexcedíveis... Coitados, que triste figura fazem. Não podem ter memória porque não tiveram o privilégio de presenciar. Mas, embora não seja a mesma coisa, acedam às gravações...

Caballe faz hoje oitenta anos. Oxalá ainda ande muitos mais por cá. De qualquer modo, diva que é, já há muito tempo que habita os céus.

Boa audição!

http://youtu.be/UL9WzAdVDzA
 

Sem comentários: