[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 5 de abril de 2013


 
Cimarosa,
orquestra às claras


Breves palavras para lembrar uma obra de Domenico Cimarosa (1749-1801) “Il Maestro di Cappella”, subtitulada como ‘intermezzo giocoso per voce di basso’. Engraçadíssima, trata-se de uma peça, datada de Nápoles, 1790, acerca da qual me escuso de produzir considerações que nada acrescentariam às evidências registadas na gravação que vos proponho.

Ainda que, no original Italiano, e apenas reforçando a compreensão da prestação vocal do barítono Claudio Desderi, sejam perfeitamente entendíveis, as legendas não dispensarão que vos resuma o enredo.

Um maestro anuncia à sua orquestra que pretende dirigir uma ária de Scarlatti ‘à maneira antiga’, pedindo aos músicos que o seguissem com todo o empenho. Ao começar o ensaio, o maestro demonstra o que espera dos violinos, mas é interrompido pelos oboés. Mesmo antes de poder recomeçar, irrompe o contrabaixo. Perante mais uma tentativa, os violinos e as flautas erram na entrada e, mais uma vez, o contrabaixo volta a fazer troça dele.

As coisas complicam-se muito com certas exigências técnicas, como os staccattos ou tocar com a ponta do arco e, no momento em que as trompas também fazem a sua desfeita, o caos parece instalar-se. No entanto, para surpresa geral, o tutti final é perfeitamente correcto. Finalmente, o maestro promete uma peça ainda mais interessante para o próximo ensaio e despede-se dos músicos.

Na esmagadora maioria dos casos, quando se pensa em peças musicais afins da familiarização das crianças e jovens com os instrumentos da orquestra, ocorrem imediatamente os casos de “Young Person’s Guide to the Orchestra”, de Benjamin Britten ou “Pedro e o Lobo” de Serguei Prokofiev. Rarissimamente, alguém se lembra de “Il Maestro di Cappella” de Cimarosa que tenho usado com tanto êxito.

Se não conhecem, assistam atentamente e verifiquem como, também nesta perspectiva, tenho razão quanto ao aproveitamento de peça para fins pedagógicos. E, se concordarem comigo, ponham os vossos miúdos, filhos, sobrinhos, netos, os vossos alunos a verem e a ouvirem este quase esquecido legado de Cimarosa.

Boa audição!

http://youtu.be/FOv73yoTBUY
 

Sem comentários: