[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 5 de abril de 2013



Um deficiente PR
 
[publicado no facebook em 04,04,2013]

Se tivermos em consideração o perfil do Presidente da República, é quase impensável que Sua Excelência intervenha no sentido do que seria desejável. Vejamos. A maioria parlamentar que suporta o Governo da República tem inequívoca legitimidade para continuar a fazê-lo. Porque assim é, fora de questão se afigura qualquer veleidade de avançar para a realização de eleições.

Nestes
termos, e, perante a inoperância, incapacidade e incompetência de um executivo que, inclusive, pelo segundo ano consecutivo, se permite ferir de inconstitucionalidade o Orçamento de Estado, principal instrumento de governação, o Presidente da República deveria solicitar aos lideres da coligação a apresentação de uma alternativa de constituição do Governo, no sentido de assegurar a governabilidade do país e aquilo que se designa como regular funcionamento das instituições.

O episódio da saída do Relvas acaba por resultar na oportunidade a aproveitar para uma mudança realmente sensível. Cavaco Silva deveria tirar partido da ocasião para exigir uma radical transformação, capaz de assegurar uma outra maneira de exercer o poder neste momento tão exigente. Passos Coelho já demonstrou uma flagrante impreparação e que, portanto, não é o homem à altura das circunstâncias. Ora bem, até há alternativas nos dois partidos.

A estratégia é que tem de ser outra para alcançar os objectivos da legislatura. E, para uma estratégia diferente, gente diferente. Se o próprio Primeiro Ministro outro deve ser, igualmente, preciso é encontrar os outros Paulo Macedo para ocupar as diferentes pastas que tão mal dotadas têm estado de Ministro. E, de todo em todo, também se deveria alterar a própria estrutura do Governo, ganhando nova Lei Orgânica, acabando com ingeríveis mega ministérios.

Infelizmente, tudo leva a crer que Cavaco Silva também não é o Presidente à altura da mudança que se impõe. De modo algum. Cavaco não tem o gabarito de Jorge Sampaio que, esse sim, soube dar os passos que um regime semipresidencialista ainda permitem. Enfim, o que faria um PR eficiente não fará Cavaco, um PR deficiente.
 
 

Sem comentários: