[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 19 de abril de 2013



É hoje, finalmente, que se oficializa a magnífica atitude de Maria Fernanda Paixão dos Santos, viúva de Barto, de cedência do espólio do grande artista ao município de Sintra. Eis mais um texto que, a propósito, subscrevi para publicação na edição de hoje do Jornal de Sintra 


 
Bartolomeu Cid dos Santos,
excepcional legado a Sintra

 

Hoje, pelas 19.00, na Quinta da Regaleira, vai realizar-se a cerimónia pública e oficial da assinatura do protocolo de cedência do espólio de Bartolomeu Cid dos Santos ao Município de Sintra. Como tenho tido oportunidade de informar, precisamente através do Jornal de Sintra, a valiosíssima Colecção do grande artista é cedida pela sua viúva, nos termos de um acordo segundo o qual todo o acervo ficará alojado no Casino de Sintra.

Aquele emblemático espaço – que, em articulação com o Centro Cultural Olga Cadaval, constitui um dos mais interessantes dispositivos de animação cultural, não só da Área Metropolitana de Lisboa mas também a nível nacional – ficará quase totalmente afecto à permanente exposição do espólio de Bartolomeu Cid dos Santos.

No edifício também funcionará um arquivo que, concebido pelo próprio Bartolomeu, se designará Centro de Gravura e Desenho Bartolomeu dos Santos, onde as obras estarão gratuita e permanentemente acessíveis a estudiosos e artistas, nos termos de um adequado Regulamento Interno.

Mais uma vez, importa referir que o espólio em apreço é um conjunto do maior interesse artístico cujo valor material, avaliado em cerca de quatro milhões e meio de Euros, é composto por cerca de 3.600 obras, entre gravuras, desenhos, aguarelas e guaches, incluindo uma componente fotográfica de inestimáveis atractivos, além de obras de grandes artistas, amigos deste que foi um dos maiores gravadores, mesmo a nível mundial.

Maria Fernanda Paixão dos Santos, cuja atitude nunca será demais enaltecer, cede a Colecção ao Município de Sintra, pelo prazo de oito anos, renováveis por períodos sucessivos de quatro anos, se nada obstar à continuação da vigência do Protocolo. Por parte do município, mais uma vez, um último destaque para as intervenções absolutamente decisivas, do Presidente Fernando Seara e do Vereador Pedro Ventura.
_______________________




Até eu, muito diminuído na minha mobilidade, lá estarei, amigável e generosamente transportado pelo meu amigo Mário João Machado. Para mim, seria sempre imperdível.
 
 


 

Sem comentários: