[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 10 de abril de 2013



Grandes gestores!…


Poderão imaginar a sistemática ofensa de que foram e estão sendo alvo os experientes técnicos da carreira técnica superior da Administração Pública, em todos os Ministérios, de há uma boa dúzia de anos a esta parte, sempre que membros dos sucessivos governos admitem nos seus gabinetes garotos de vinte e poucos anos, principescamente pagos como «especialistas»?

Calculam a des
motivação? Sabem que são tais práticas que, precisamente, mais contribuem para a apresentação dos pedidos de aposentação precoce? E que é assim que se está a perder uma cultura de Serviço Público que custa horrores ao erário?

E o que dizer dos trabalhos, dos projectos da mais diversa natureza, que passaram a ser adjudicados a empresas de assessores e consultores externos, quando os serviços do Estado continuam a dispor de técnicos abalizados que, lealmente e, com custos incomensuravelmente mais baixos, podem assegurar o cabal funcionamento de todas as entidades e instituições bem como as necessidades de todos os Sistemas, desde o Educativo à Saúde, à Defesa, à Justiça, etc?

Sou apenas mais um dos que tem denunciado o escândalo, não só como sindicalista mas também porque conheço bem a situação. Vivi-a em directo. No entanto, apesar das denúncias, o país continua permitindo-se despender verbas astronómicas, todos os anos, escusadamente, às mãos de políticos despudorados, que não hesitam em prejudicar a comunidade, com base em estratégias de funcionamento da mais duvidosa sustentabilidade.

Até quando?
 
 

1 comentário:

HelderP disse...

Bom dia.

Antes de mais, sendo leitor assíduo do blog, venho aproveitar este comentário para lhe desejar as melhoras e rápida recuperação. Também eu, por ter tido um familiar próximo várias vezes no Hospital Amadora/Sintra, não me canso de elogiar o SNS, dado o meu familiar ter sido sempre muito bem tratado e, mais importante na minha opinião, com enorme humanidade.
Avançando para o que quero comentar sobre este post, concordo plenamente com esta constatação e devo dizer que acho vergonhoso esta "dança" de assessores que é típica do nosso país. Para mim, simplesmente proibia-se este tipo de contratação. Se um ministro, secretário de estado, vereador, necessita de 50,10,15 assessores é porque não serve para o cargo, na minha opinião.
Mas como a minha opinião até pode ser considerada radical, que tal esta sugestão que, desconfio, terminaria com este abuso. Faça-se como na Suécia, se não estiver em erro, podem ter todos os assessores que quiserem, porque quem lhes paga, é o partido que os contrata e não o estado!

Obrigado.