[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 16 de abril de 2013



Mozart em duelo


Nem mais! No mesmo dia, 15 de Abril de 1789, é o que reza a história, não uma mas duas vezes, Mozart bateu-se em duelo, na cidade de Dresden. Sabe-se perfeitamente que o primeiro, pelas quatro horas da tarde, foi no órgão Silbermann da Hofkirche horas, e que, com o mesmo opositor, o organista Johann Wilhelm Häßler, se voltou a bater, pouco depois, no pianoforte em casa do Príncipe Alexander Mikhailovich Beloselsky, embaixador na corte da Saxónia.

Mas, af
inal, de que estavam à espera? Pois é, cada um bate-se com as armas que pode… Ainda que não possa elucidar-vos quanto a pormenores sobre as peças interpretadas, se me basear, como farei, numa carta de Wolfgang para Constanze, datada do dia seguinte, será possível fiquem a saber mais alguma coisa através do seu testemunho, na primeira pessoa:

“(…) está por aqui um certo Hassler, organista em Erfurt. Foi aluno de um aluno de JS Bach. É forte no órgão e no cravo. Pensam em Dresden que, vindo de Viena, eu não dominaria certas particularidades estilísticas. Bem, sentei-me ao órgão e toquei. O Príncipe Lichnowsky, que conhece Hassler muito bem, lá acabou por o convencer a tocar. A sua grande habilidade é o trabalho de pés. Porém, até isso cai por terra porque, aqui, os pedais são graduados. O pior é que cometeu autênticos crimes contra a harmonia e modulações do velho Bach e revela-se incapaz de tocar uma fuga capazmente. (…)”

Depois de jantar com o Embaixador, Mozart e Lichnowsky foram assistir a uma récita de Le trame deluse, ópera cómica de Cimarosa, no teatro da Ópera de Dresden. Como podem concluir, mais um dia em cheio da breve mas tão interessante vida de Mozart. Da véspera, isso sim, há notícia de ter ele tocado o seu Concerto para Piano e Orquestra No. 26, KV. 537, para o Príncipe Eleitor da Saxónia, Friedrich August III e sua mulher, Amalie.

É precisamente esta peça que gostaria ouvissem numa soberba interpretação por Mitsuko Uchida, gravação de 1987, com a English Chamber Orchestra, sob a direcção de Jeffrey Tate.

Boa audição!



http://youtu.be/NV8pM3zM4Qg
 

Sem comentários: