[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 1 de junho de 2013



AT: ÚLTIMAS NOTÍCIAS FESTIVAL DE SINTRA 2013

MEMÓRIAS MUSICAIS DE UM SINTRENSE

CONFERÊNCIA INAUGURAL DO PROF. DANIEL SAMPAIO

22 DE JUNHO, ÀS 17,30



Desde 2005, em que o programa abriu com uma conferência a cargo do Prof. António Damásio, a organização do Festival de Sintra passou a promover tal prática de abertura como habitual início desta festa que tenho classificado como o prod
uto cultural mais sofisticado de Sintra. Posteriormente àquela data, a programação decidiu incidir a atenção sobre o tema musical geral de cada edição, promovendo a intervenção anual do reputado musicólogo Prof. Rui Vieira Nery.

Desta vez, aquele especialista assegurará a concretização de um ciclo de conferências sobre os três compositores-chave celebrados pelo Festival de Sintra, Verdi, Wagner e Britten, ao passo que, para a Conferência de Abertura, no próximo dia 22 de Junho, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra decidiu convidar o ilustre Prof. Doutor Daniel Sampaio.

Apesar de se tratar de um ano que, em geral, está a ser e continuará dificílimo para os cidadãos, é possível assegurar que a qualidade e a dignidade das propostas do Festival de Sintra não estão em causa. E, de facto, logo no início, isto mesmo fica demonstrado com a presença de um ilustre sintrense, cuja melomania inveterada é uma das características, aliada ao magistério como notável Professor de Medicina de uma especialidade que, tão manifestamente, se articula com a Música.

Portanto, no dia 22 de Junho de 2013, pelas 17,30 horas, a 48ª edição do Festival de Sintra abrirá com uma Conferência do Prof. Doutor Daniel Sampaio subordinada ao tema MEMÓRIAS MUSICAIS DE UM SINTRENSE com ilustrações musicais seleccionadas pelo autor, a reproduzir através do excelente equipamento audiovisual do Auditório Jorge Sampaio – como sabem, o patrono da sala é irmão do conferencista – do Centro Cultural Olga Cadaval.

Ao fazer o convite, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra considerou que a sua relação com o mundo da Educação – em especial com os professores, técnicos, psicólogos, pais, encarregados de educação e os jovens – irá atrair a Sintra todos quantos se habituaram a encontrar nas palavras do Prof. Daniel Sampaio uma das mais distintas opiniões no universo da sua especialidade. Que venha articular toda a sua experiência de grande comunicador, colando-lhe a sua própria experiência de requintado melómano, eis um desafio imperdível.

Cumpre avisar que a entrada é gratuita. No entanto, os interessados deverão dirigir-se à bilheteira para levantar o bilhete de acesso, algo que é imperioso fazer desde já porque, muito naturalmente, se prevê uma enorme afluência
.
 
 

Sem comentários: