[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 1 de junho de 2013



 
AT: ÚLTIMAS NOTÍCIAS FESTIVAL DE SINTRA 2013

[texto publicado na edição de ontem do Jornal de Sintra]


Festival de Sintra,
O Anel do Nibelungo em Monserrate

Na sequência de uma primeira informação acerca das linhas gerais programáticas da 48ª edição do Festival de Sintra 2013, é com o maior gosto que, neste momento, poderei não só confirmar o que tive oportunidade de partilhar com os leitores através do texto publicado na edição do ‘Jornal de Sintra’ do dia 19 do passado
mês de Abril, mas também anunciar novidades do maior interesse.

Com esse objectivo, já a partir de hoje, começarei a divulgar algumas excelentes notícias para qualquer interessado que, naquela altura, embora confirmadas, não estavam totalmente detalhadas. Então, comecem a tomar nota porque a primeira é mesmo bombástica. Alguma vez terão pensado que, em Sintra, mais propriamente em Monserrate, poderiam aceder a Der Ring des Nibelungen [O Anel do Nibelungo], famosa Tetralogia de Richard Wagner, uma das obras mais determinantes da produção musical de todos os tempos que, em simultâneo, é um dos monumentos culturais da humanidade?

Pois, meus caros amigos, entre outros eventos do Festival – recitais, concertos, conferências e cinema, cujo programa está parcialmente focado em Wagner, um dos homenageados, juntamente com Verdi, Britten e Alkan – é isso mesmo que vai acontecer, neste ano em que mulheres e homens de cultura de todas as latitudes comemoram os duzentos anos do nascimento do compositor (Leipzig, 22.05.1813 - Veneza,13.02.1883). E, naturalmente, vai ser um acontecimento cultural do maior alcance.

Inicialmente pensado para a Pena, o local revelou-se impraticável por motivos de logística, incompatível com obras em curso, razão pela qual os nossos amigos da Parques de Sintra Monte da Lua e parceiros do Festival de Sintra, nos abriram as portas de Monserrate como esplêndida alternativa. De facto, Sintra tem esta vantagem e mais-valia única, de cenários belíssimos e sempre o mais possível adequados a qualquer projecto que nos passe pela cabeça.

Naturalmente, só de forma muito sui generis, poderemos ter o Ring em Monserrate. Pretendeu a organização que, ao promover o acesso à obra, tal objectivo pudesse constituir um forte momento de grande e efectiva partilha cultural, através do qual todos os participantes, independentemente do seu prévio envolvimento com o universo wagneriano, pudessem beneficiar do enriquecimento, que sempre é possível promover, quando um evento congénere se propõe e, de facto, acontece em ambiente o mais informal possível, onde o debate, a franca troca de informação, com intervenientes capazes de mobilizar o público presente.

Nestes termos, o Festival de Sintra convidou André Cunha Leal, conhecido especialista e colaborador da RDP Antena Dois, que aceitou o ousado desafio de apresentar o Ring, através do integral visionamento, em DVD, da versão Chéreau-Boulez, apresentada em Bayreuth, 1976, por altura do centenário da Tetralogia.

A proposta será concretizada em duas jornadas, durante o fim de semana de 6 e 7 de Julho, a primeira das quais com Das Rheingold [O Ouro do Reno] e Die Walküre [A Valquíria], e a segunda com Siegfried e Götterdämmerung [Crepúsculo dos Deuses]. Para cada ópera, durante a apresentação, comentários e debate com o público, André Cunha Leal contará com um seu convidado.

As condições da sala, o equipamento de reprodução audiovisual, o conforto dos espectadores, o apoio logístico em circunstâncias que tais, nomeadamente acesso ao Parque, intervalos e refeições, tudo está pensado de tal modo que o evento seja vivido com o desejado muito bom nível que a iniciativa pressupõe. Apenas a título de exemplo, poderei adiantar que o preço total do bilhete de acesso será verdadeiramente simbólico.

Em 6 e 7 de Julho, vamos estar reunidos e empenhados na partilha de uma obra-prima. O Ring de Richard Wagner sempre suscitou o maior envolvimento do público, com discussões apaixonadas, já que os temas em presença, de ordem musical, literária, estética, filosófica, histórica, económica, etc, são de tal modo explícitos ou implícitos que o debate enriquecedor é inevitável.

Como estou absolutamente convencido de que o «Ring de Monserrate» não vai ser excepção, apenas vos aconselho uma rápida deslocação à bilheteira porque os lugares disponíveis vão ser disputadíssimos

Precisamente da produção que veremos em Monserrate, passo a proporcionar-vos, de cada uma das quatro óperas, um dos seus momentos cruciais.


Boa audição!



http://youtu.be/pXM-811Z4z0 (I)

http://youtu.be/hNPBclhziXE (II)

http://youtu.be/f27SlOFJ55M (III)

http://youtu.be/BmX9N8C8nko (IV)
 

Sem comentários: