[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 20 de agosto de 2013



MOZART: LA LIBERTÉ OU LA MORT!


Eis o título do programa que, hoje, 20 de Agosto, poderemos ver no canal France 2. Quem me alertou para esta transmissão foi a minha querida amiga Prof. Geneviève Geffray que, durante quase quarenta anos, trabalhou para a Fundação do Mozarteum de Salzburg, ali tendo exercido, nomeadamente, as funções de Directora da famosa e fabulosa Biblioteca Mozartiana.

Durant
e todo aquele período, Prof. Geffray foi a grande detentora dos mais preciosos documentos do espólio do compositor e da sua família, guardiã dos cofres fortes, animadora das visitas guiadas à correspondência e partituras. Foi ela quem realizou a primeira tradução integral das cartas de Wolfgang Mozart e de toda a família, tradução para Francês, que se transformou num acontecimento editora Flamarion e modelo de uma série de trabalhos congéneres e subsequentes noutros idiomas.

Pois Geneviève Geffray, reconhecida como a maior autoridade mundial nestes domínios, distinguida pelos governos da Austria e da França com as mais altas condecorações do mundo da Cultura, ela que tem estado em contacto com todos os maiores especialistas mundiais, investigadores, musicólogos, críticos, etc, foi recentemente procurada pela France2, para colaborar no programa cujas linhas gerais passo a fornecer. Faço-o transcrevendo o resumo no original, em Francês, na medida em que só quem dominar o idioma, pode aceder à emissão.

****************
Résumé

Regarder Secrets d'Histoire en direct sur internet

Stéphane Bern part sur les traces de Mozart en Autriche, à la découverte des merveilles de l'art baroque, des fastueux palais viennois, des plus beaux opéras d'Europe ou encore au château de Versailles où, âgé de 6 ans, ce génie précoce surprit Louis XV et sa cour.

Voyageur indépendant et audacieux, Mozart refusa de se plier aux exigences de la Cour et devint l'un des premiers musiciens free-lance de l'histoire de la musique.

Le magazine lève également le voile sur ses nombreuses conquêtes amoureuses et sur les mystères qui entourent la mort de Mozart, notamment le fait que son corps n'ait jamais été retrouvé, ainsi que le vrai visage de Salieri, son fameux rival...

Présenté par Stéphane Bern
**************

Portanto, às 20.45, hora francesa, já sabem que podem contar com esta proposta. Para que conste também, avisou-me a minha amiga de que, para os nossos (dela e meus) critérios e parâmetros de exigência, lhe pareceu que o programa seria um tanto ou quanto superficial. Enfim, apesar do aviso, parece interessante, «levezinho», e, mesmo que não vos agrade totalmente, ficarão a conhecer a minha melhor amiga em Salzburg, pessoa excepcional, de rara disponibilidade, a quem devo imenso, ao longo de anos e anos de belíssimo convívio, de rara amizade  - até botinhas para o meu neto João ela tricotou... - e de encontro em Mozart, um encontro verdadeiramente vital.
 
 

Sem comentários: