[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 14 de agosto de 2013



VIDA E FEITOS HERÓICOS DO GRANDE CONDESTÁVEL DOM NUNO ÁLVARES PEREIRA, CONDE DE BARCELOS, DE OURÉM, DE ARRAIOLOS, MORDOMO-MOR DO REI DOM JOÃO I, COM AS ÁRVORES GENEALÓGICAS E DESCENDÊNCIAS DOS IMPERADORES, REIS, PRÍNCIPES, POTENTADOS, DUQUES, MARQUESES E CONDES QUE DELE DESCENDEM, PARA O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOM LUÍS MENDEZ DE HARO SOTOMAYOR E GUTZMAN, CONDE DE MORENTE, GENTIL-HOMEM DA CÂMARA DE SUA MAJESTADE CATÓLICA, FILIPE IV, O GRANDE, CAVALEIRO DA ORDEM MILITAR DE SANTIAGO.
 
Por Rodrigo Mendes Silva Lusitano, ano de 1640

Com privilégio real em Madrid por Juan sanchez, à custa de
Pedro Coello, mercador de livros

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««
Pois bem, para o fim do dia, em que comecei por comemorar a efeméride da batalha de Aljubarrota propondo-vos notas biográficas sumárias acerca de São Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, juntamente com a homília proferida por Sua Santidade o Papa Bento XVI no dia da canonização, eis que vos trago o pedaço mais curioso das minhas particulares comemorações que, como não poderia deixar de acontecer, são partilhadas convosco.

O estupendo e grandíloquo título supra está no frontispício daquela que, sem dúvida, é a obra que melhor retrata o Condestável, mostrando que foi muito mais que um simples herói da luta entre Castela e Portugal. Não tenho adjectivos para recomendar a leitura desta obra absolutamente surpreendente que tem maravilhado todos quantos dos meus conhecidos tiveram o privilégio de lhe aceder.

A edição a que me reporto, da Esfera do Caos, Editores, Lisboa, 2010, inclui um ensaio introdutório do Professor Doutor Fernando Cristóvão, Catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – meu particular amigo, acerca de quem apresento algumas notas biográficas já de seguida – que põe em destaque aspectos inovadores da biografia e da projecção internacional de D. Nuno Álvares Pereira.

Trata-se de fac-símile da edição original, publicada em castelhano, reparem, em 1640. É uma versão inédita em Língua Portuguesa, com tradução do Doutor António Castro Henriques, depois de feita a revisão paleográfica.

Escrita em castelhano e publicada em Madrid, surpreendentemente, em 1640, 2com privilégio real” filipino, em vésperas da Restauração, esta obra exalta as victórias do Condestável e o heroísmo dos portugueses. O que ela tem de original, porém, é o facto de alargar a biografia do Condestável para além do que se conhecia e copiava da crónica primitiva, acentuando novos factos e lendas, para além de nela se desenvolver, como em nenhuma outra, a identificação dos seus descendentes nobres e a sua importância, retratando um herói simultaneamente português, castelhano e europeu.

O autor, Rodrigo Mendes Silva Lusitano (1607-….) é português de nascimento, viveu em Espanha, tendo sido Cronista Geral, membro do Supremo Conselho de Castela, “muito aceite pelos reis D. Filipe II e D. Filipe IV”, e elogiado por Garcilaso de la Veja, Tirso de Molina, Calderon de la Barca e outros grandes de Espanha.

=============================================

Quanto ao Professor Fernando Cristóvão, coordenador desta edição, é um querido amigo, de há muitos anos, com quem trabalhei durante o período em que foi Presidente do ICALP, actual Instiruto Camões, e, mais tarde, na ACLUS, Associação de Cultura Lusófona, da qual ele foi o primeiro presidente, incluindo-me também entre os fundadores.

É membro do clero da Diocese de Lisboa. Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutor Honoris Causa pela Universidade da Ásia Oriental (1987), Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras (1977-78), Professor Visitante das Universidades de Rennes, Pequim, Colónia, Utrecht e Fortaleza. Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (actual Instituto Camões, de 1984 a 1989). Membro da Academia das Ciências. Pertence à direcção do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – CLEPUL. Foi agraciado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Instrução Pública (2008)

=============================================


Recomendável? Imprescindível!!!

Sem comentários: