[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014








Fora hoje,
é sempre assim...





[Salzburg, 24.01.2014] Hoje, o programa começa às 11,00, na Grosse Saal do Mozarteum, com a Cappella Andrea Barca tendo, como sempre, András Schiff a dirigir e ao piano. Com um programa subordinado ao mote “Mozart: 1784”, ouviremos três concertos para piano. Na primeira parte, em Mi bemol Maior, KV. 449, datado de 9 de Fevereiro, depois, em Si Maior, KV. 450, de 15 de Março e, na segunda parte, em Ré Maior, KV. 451, de 22 de Março, portanto, do mesmo ano de 1784. Neste concerto, András Schiff, tocará as três obras no Bechstein de 1921 do grande Wilhelm Backhaus, o pianista que meu pai mais admirava e acerca de quem conhecia imensos episódios da carreira.

Às 15,00, na mesma sala. A Orquestra Sinfónica da Universidade Mozarteum, sob a direcção de Cornelius Meister, com os solistas Liv Migdal, violino, e Andrea Burger, viola. Ouviremos a Abertura de “Le Nozze di Figaro” KV. 492 de Mozart; “Diuplo Concerto para Violino, Viola, Orquestra de Cordas e Piano preparado” de Arvo Pärt e, na segunda parte, a “Sinfonia em Ré Maior KV. 297, ‘Sinfonia Paris’.

Às 19,30 – com uma especial chamada de atenção a
José Manuel Anes – na Haus für Mozart, a Freiburger Barochorchester, o Rias Kammerchor, os solistas Miah Persson, soprano, Maximilian SchMitt, tenor e Michael Nagy, barítono, dirigidos por René Jacobs, interpretarão a Oratória “Die Auferstehung und Himmelfahrt Jesu” [Ressurreição e Ascenção de Jesus], Wq 240 – H 777, de Carl Philipp Emanuel Bach, um concerto aguardado com enorme expectativa.

Se tiverem em consideração que, às 10,00 e às 18,30 haverá palestras de grande qualidade, entenderão que não me sobra muito tempo para grandes escritas. Enfim, veremos o que é possível fazer.


Para já, deixo-vos com uma gravação do KV. 451, precisamente por András Schiff, com a Camerata Salzburg, dirigida pelo saudoso Sandor Vegh, em 1990.

Boa audição!

http://youtu.be/UPaGF7VCnqU





Sem comentários: