[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014





Marquesa de Cadaval, uma vida de cultura
[no dia da antestreia]



Hoje, às 21,30, no Centro Cultural Olga Cadaval, antestreia deste documentário biográfico sobre a Senhora Marquesa de Cadaval. Seguir-se-á um recital de piano por Olga Prats, com peças escolhidas pela grande pianista para esta ocasião da homenagem anual à Senhora Marquesa na data do seu aniversário natalício.

Estarão presentes, entre outras personalidad
es, cuja vida se cruzou com a de Dona Olga Cadaval, além de familiares, como os netos Filipe e Teresa Schönborn, também Jorge Sampaio, Maria de Jesus Barroso Soares, João (de Freitas Branco) Paes, Luís Santos Ferro, Luís Pereira Leal, que, com os seus inestimáveis testemunhos, intervieram directamente no filme.

Outros, que também aparecem no documentário com grande destaque, infelizmente, não poderão estar connosco, como Nella Maissa, prestes a comemorar o centenário ou os galácticos pianistas Daniel Barenboim (também conhecidíssimo maestro), Stephen Kovacevitch ou Nelson Freire.

Edite Estrela, cujo executivo designou a Senhora Marquesa patrona do Centro Cultural e Fernando Seara, que, no seu último mandato, propôs o financiamento do documentário, naturalmente, também marcarão presença. Vamos ter connosco representantes da RTP, mulheres e homens das Letras e das Artes, das lides intelectuais em geral, muitos amigos de Sintra, enfim, num especial momento de celebração da Cultura e de homenagem a uma figura singular.

A entrada é livre, bastando contactar previamente a bilheteira do Centro Cultural. (21 910 7110). Ainda estão perfeitamente a tempo de participar numa homenagem a uma singular personalidade das Culturas Portuguesa e Europeia a quem Sintra e o país tanto devem pelo seu desinteressado mecenato.

A equipa que assegurou a concretização deste projecto - o João Pereira Bastos (ex-director da RDP2 e do Teatro de São Carlos) e eu próprio, na qualidade de coautores, o Mário João Machado, produtor principal, Vitor Beja, produtor executivo e João Santa-Clara, realizador - congratular-se-á por esta ímpar oportunidade de poder partilhar convosco este trabalho.

ATENÇÂO:

A RTP, que adquiriu os direitos de transmissão por cinco anos, emitirá

ESTE DOCUMENTÁRIO AMANHÃ, SÁBADO, DIA 18, ÀS 21.00, NO
CANAL 2.

Sem comentários: