[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014






Munique,
13 de Janeiro de 1775



Hoje, dia 13 de Janeiro, passam 239 anos sobre a estreia em Munique, na Redoutenhaus, da ópera buffa La finta giardiniera. Foi um êxito de tal modo estrondoso que, no dia seguinte, Mozart escrevia à mãe:
 
“ (…) Graças a Deus! A minha ópera, ontem estreada, foi tão bem recebida que, Mamã, mal consigo descrever os aplausos que não acabavam. O teatro estava tão a rebentar pelas costuras que, logo no início, muita gente teve de sair. Depois de cada ária havia um aplauso tumultuoso e gritos de ‘Viva Maestro!’ (…)”

Passarei a partilhar algumas notas sobre La finta Giardiniera que, também por minha manifesta falta de tempo, apenas se referem às personagens e à situação. Cumpre lembrar, no entanto, que se trata de um Drama giocoso em três actos, com libreto de Giuseppe Petrosellini (1727-97) que Mozart compôs, em Salzburg e Munique, entre 1774/75.

Quanto às personagens: Don Anchise (tenor), Podestat (espécie de governador de província) de Schwarzensee, apaixonado por Sndrina; a marquesa Violante Onesti (soprano), noiva do Conde Belfiore, dada como morta e que se faz passar por jardineira, sob o nome de Sandrina; Conde Belfiore (tenor), primeiramente noivo de Violante e agora de Arminda; Arminda (soprano) distinta senhora de Milão, primeiramente noiva do Cavaleiro Ramiro, e, agora,’prometida’ ao Conde Belfiore; Cavaleiro Ramiro (soprano), amante de Arminda, e por esta rejeitado; Serpetta (soprano) camareira de Don Anchise e apaixonada por ele; Roberto (baixo), criado de Violante, disfarçado de jardineiro, apaixonado por Serpetta, sem que esta lhe dê importância alguma.

Quanto à situação inicial: A marquesa Violante Onesti fora ferida pelo seu amante, o Conde Belfiore, durante uma crise de ciúmes. Julgando que a tinha matado, o conde fugiu. Com o seu criado Roberto, Violante parte à descoberta do conde. Disfarçados de Sandrina e Nardo, ambos se fazem contratar como jardineiros pelo Podestat de Schwarzensee. Don Anchise apaixona-se pela bela jardineira, negligenciando a sua governante, a quem Nardo faz a corte. O Cavaleiro Ramiro, hóspede do Podestat, tinha estado anteriormente apaixonado por Arminda. Porém, agora, ela não está minimamente interessada e só pensa numa relação com o Conde Belfiore.

E, à partida, é quanto basta saber para que comece a função. Aqui têm um excerto da ópera, numa produção datada de 2006, o ano do 250º aniversário de Wolfgang Amadeus Mozart, a que tive o privilégio de assistir, no palco do Landestheater de Salzburg, em 20 de Janeiro daquele ano.

Boa audição!

http://youtu.be/nM7bIWUcA



Sem comentários: