[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014






Sonho?


Apesar de ter acompanhado toda a recuperação tão de perto, ainda me parece um sonho. Durante décadas de degradação, muito antes do incêndio, também costumava procurar o Chalet para aí concretizar muitas iniciativas, em especial de
animação da leitura, no âmbito de acções de formação para professores promovidas pelo Ministério da Educação, e de aulas aos alunos dos cursos da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS) onde fui professor.

Era a busca de um cenário romanticamente degradado, na esperança de que melhores dias viessem... Acompanhei a degradação e, mais tarde, com os estudantes, no quadro da EPRPS, promovemos uma grande exposição, no Turismo de Sintra, com o objectivo da sensibilização do público para a recuperação que, posteriormente, acompanhei verificando como se viveu a permanente preocupação de recuperar este património no escrupuloso respeito das melhores práticas e, portanto, de acodo com o que determina a deontologia.

Há anos que, tanto eu como a minha amiga
Emilia Reis, sonhamos com a realização de uma exposição com base no espólio da Condessa d'Edla. Para o efeito, disponibilizei ao Arq. António Nunes Pereira, Director do Palácio da Pena, uma documentação que, estou em crer, estará relacionada com o projecto da Parques de Sintra Monte da Lua de concretizar tal projecto, precisamente no Chalet da Condessa.

Será desta vez? Ah, como a Condessa d'Edla merece não só esta como outras iniciativas que concorram para abater o anátema que caíu sobre Elise Hensler... Passo a passo, mas tão inequivocamente, a PSML continua alimentando a esperança que, para muitos sintrenses reconhecidos, é o único lenitivo para o que continua a acontecer de menos positivo em Sintra.

Enfim, num ambiente pesado, em que nada tem mudado, vai-nos valendo a PSML em cujas mãos estão as mais notáveis jóias da coroa! Com a PSML não há sonhos balofos, nem prosápia ou basófia. Ali tudo é concreto, eficaz e consolador. Não há dúvida, Sintra no seu melhor.
____________________________________________


O Chalet da Condessa d’Edla foi construído por D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, entre 1864-1869, na zona Oriental do Parque da Pena, segundo o modelo dos Chalets alpinos. Em Julho de 1999 foi vítima de um... incêndio que destruiu todo o seu interior e coberturas, deixando apenas a estrutura de alvenaria autoportante. Após o incêndio permaneceu sem intervenção durante oito anos, até Agosto de 2007, altura em que, na sequência de uma bem-sucedida candidatura a financiamento internacional (EEA Grants), a Parques de Sintra iniciou os trabalhos de limpeza dos escombros e seleção de salvados para estudo e reconstrução.
Desde 2007, o Chalet foi objeto de três grandes intervenções sucessivas: a execução de toscos, infraestruturas e exterior (2010-11), a reconstrução da Sala das Heras (2011) e a reconstrução dos interiores decorativos, concluída recentemente (2012-13). O projeto de reposição do pavimento do Vestíbulo Nobre foi tecnicamente conseguido graças a duas importantes fontes de informação, um registo fotográfico de 1995-1996 e a devolução de elementos originais do pavimento recolhidos anos antes. Através da primeira fonte foi possível verificar a composição aproximada da cercadura, enquanto a segunda nos garantiu o exato desenho do módulo repetitivo do padrão central, assim como deu importantes informações quanto à identificação das espécies de madeira utilizadas aquando da execução do pavimento. Este projeto seguiu a política da Parque de Sintra de estar “aberta para obras”, mantendo o Chalet aberto para a visita ao público no decorrer do projeto.

Credits_PSML_Maria João Sousa


Sem comentários: