[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014








Leilão da Christie’s,
devastadora consequência…

 
Já em Lisboa, mal saio do aeroporto, no automóvel a caminho de casa, num daqueles diálogos em que começo a saber as últimas da família, da política, etc, logo a Ana me pôs de sobreaviso quanto à disposição do nosso gato. Que, desde anteontem, anda com o pelo eriçado, mia desatinado, não parecendo o mesmo. No corredor, de um lado para o outro, para-se, mia, mia mais um bocado, e que anda nisto…

Fico perplexo. O bicho é a coisa mais tranquila deste mundo, um querido. Bem, como logo vim a perceber, a boa da Ana sabia perfeitamente a causa do fenómeno. Apenas pretendera fazer um pouco de suspense. Às tantas, como se nada fosse com ela nem houvesse qualquer relação com a conversa, perguntou se sabia o que se estava a passar acerca do leilão da Christie’s.

Não sabia eu outra coisa. Então, ontem, ainda em Salzburg, se os amigos não me largavam, querendo perceber o que pensava eu da atitude do governo português de leiloar tão importante acervo de quadros do Miró…

Quando disse o nome do pintor catalão, ela sorriu. Desvendava-se o mistério. É que o nosso gato se chama Miró. Ora bem, nestes dois dias, à hora dos noticiários, o gato não sabe para onde voltar-se, tantas vezes o nome é dito e repetido. De minuto a minuto, Miró para aqui, Miró para ali. Imagina-se, coitado, como se sentirá no meio de tal desassossego.

Até agora, sempre calmíssimo, já nos seus onze anos, o nosso gatarrão, vulgar ‘tabby’, tigrado, muito bonito, entrou num desgraçado stress. Na realidade, só me faltava mais esta. Esta, sim,  devastadora consequência da péssima decisão de Passos Coelho, dele, sim senhor, que além de Primeiro Ministro, não sei se já repararam, também é o governante de quem, directamente, depende aquele senhor da pasta da Cultura, que, ocupando umas salas do Palácio da Ajuda, até parece nada ter a ver com ele…

Uma coisa vos garanto, se tiver de ir para um veterinário especialista para sossegar o Miró, já sei a quem apresentar a conta!...

 

Sem comentários: