[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 1 de fevereiro de 2014





[Salzburg, 01.02.2014 (2)]


 Acção de graças


Em muitos anos de Mozartwoche, portanto, sempre compreendendo um período entre a segunda quinzena de Janeiro e primeira semana de Fevereiro - como sabem, desta vez, por exemplo, estou desde 21 de
Janeiro, permanecendo até 5 de Fevereiro - nunca, nunca tive um dia tão soalheiro e de temperatura tão agradável como o de hoje.

É verdade. Tenho andado de casaco aberto, sem luvas, sem gorro, totalmente despreocupado, como num bom dia de Primavera. De tal modo é invulgar que resolvi partilhar convosco esta sensação, até por contraste com o que a minha mulher me dizia do tempo chuvoso, frio, ventoso, que ontem fazia em Sintra.

Como já dei a entender, habitualmente, também aqui procuro a tal cultura de Inverno que, só por estas paragens do centro e Norte da Europa, encontro com aquela exuberância que me fascina, a muita neve já instalada, os nevões que caem, o frio seco e cortante, tantas vezes entre os dez e treze negativos, que me faz rebentar em lágrimas quando, cerca das seis e meia da manhã, saio para a minha caminhada dos tais seis quilómetros à hora...

Desta vez, só tive dois dias assim. Mas, tudo bem. Nada tenho perdido e, como os meus amigos locais andam contentíssimos, eu acompanho-os nos seus descarados sorrisos perante um Sol que chega a perturbar com tanta luz a bater. Até fiz algumas fotografias. Mas como não sei «passá-las» para o computador, não posso partilhar.

Mas posso fazer algo «em compensação» da ausência de fotos... Olhem, como o que me apetece é dar graças a Deus, pelo privilégio do dia, por estes dias que aqui tenho passado, pela Beleza que vou partilhando, pelo espanto da Arte que me vai tocando cada vez mais entranhadamente, o que me apetece e posso é propor-vos que escutem uma das últimas peças de Mozart, o 'Ave Verum Corpus', precisamente, de reconhecimento da graça de Deus em tudo!

No altar-mor da Catedral de Salzburg, cantam o Coro da Catedral de de Salzburg, o Seattle Girls' Choir, e o the New England Youth Ensemble, sob a direcção do nosso famoso Kappelmeister, Janos Czifra, ele que é uma verdadeira «instituição» de Salzburg.

Boa audição!

http://youtu.be/-fE6iUea2SI

Sem comentários: