[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014





Sintra,
questão de civismo

[facebook, 06.02.2014]


Entre outras questões, esta oportuníssima chamada de atenção de
João De Mello Alvim, aflora um problema que muito tem de nos preocupar, qual seja o do fatídico exercício da designada «tolerância» por parte da autoridade policial em relação ao caótico estacionamento, não só nesta mas noutras ruas e zonas de Sintra, que se traduz em práticas de falta de civismo que bradam aos céus.

Percebe-se mal, mesmo muito mal, que seja a própria autoridade cívic
a, a quem os cidadãos confiam a quota parte pessoal do exercício da autoridade, que, mediante tão criticável atitude, acabe por promover os mais indesejáveis comportamentos dos cidadãos.

Sintomático que as cenas em questão se passem à porta e na proximidade de uma escola, sem que autoridade alguma, policial ou outra, dê qualquer sinal de mínima preocupação com tal estado de coisas. Felizmente, perante o escândalo e o despautério, a pena do João, do também Professor que é o homem de Teatro João de Mello Alvim, cá está na denúncia que urge protagonizar.

Questões de Educação, de Cultura, de Civismo como as que se conjugam nas entrelinhas do escrito destes "Três parágrafos" constituem um desafio perante o qual estamos ou não à altura de resolver. Tão «simples» como isto...


Sem comentários: