[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 14 de março de 2014



 

Sintra,
CASAL DE SÃO DOMINGOS

No passado dia 28 de Fevereiro, o Jornal de Sintra publicou o meu artigo "Defesa do Património, coerência de propósitos", que para este meu mural do facebook, blogues sintradoavesso e sintradeambulada, foi transcrito em 1 de Março.

Ora, precisamente naquele dia 28 de Fevereiro, depois de ter lido o meu texto, o próprio Presidente da Câmara Municipal de Sintra me contactou durante a tarde. Numa atitude que muito me sensibilizou pelo...
significado que encerra - não em relação a mim como signatário mas, isso sim, pelo respeito que lhe merece a intervenção cívica de cidadãos que se preocupam com situações de degradação incompatíveis com o que Sintra merece - o Dr. Bassílio Horta pretendeu dar um sinal que cumpre salientar.

Disse-me querer manifestar como bem compreendia as denúncias que eu tinha apontado, aproveitando a oportunidade para informar que, relativamente a um dos assuntos por mim aludidos, já ele tinha uma boa notícia para dar. Pois bem, para melhor enquadramento do que se segue, lembrar-vos-ei que, referindo casos da designada «Cultura do Desleixo», como o do Vale da Raposa e fontanários da Estrada Velha de Colares, também escrevia eu que:

"(...) Dentre alguns assuntos que, 'en passant', aproveitaria para chamar a atenção do Dr. Basílio Horta durante o percurso pela Alfredo da Costa, avulta o do Casal de São Domingos cuja visível degradação é espelho do que se passa no interior e nos infelizes anexos do jardim. É uma lástima que merece a urgência de uma intervenção adequada. (...)"

Então, a boa notícia é sobre o Casal de São Domingos. Ali será instalada a sede da Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Sintra. Vai acabar aquele estado de degradação do edifício e pequeno jardim anexo [vd. 7 fotos anexas] que tanta causa tem sido de negativos reparos quer de munícipes quer de forasteiros que por ali passam e não podem deixar de lamentar o que é tão patente.

Durante a conversa em apreço, o Senhor Presidente também me sossegou quanto às medidas que ia tomar relativamente ao Vale da Raposa e fontanários cujo estado de descuido era bem evidente nas fotos que ilustravam o artigo. Naturalmente, não posso deixar de partilhar convosco o regozijo que me anima e os concretos sinais que parece poderem animar-nos. Oxalá que a boa vontade do Presidente não encontre quem lhe faça contravapor.
 
 
(7 fotos)
 
 

Sem comentários: