[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 7 de junho de 2014



Oliveirinha da serra...


É com as maiores reservas que observo e medito acerca do regime extremamente intensivo destes olivais. Tenho um pequeno olival tradicional, com o compasso tradicional, com duas variedades tradicionais, galega e bica
l e, por opção pessoal e de família, não altero «uma vírgula»...

Parece-me que a densidade destes olivais desmesurados tem muito a ver com uma grande sobranceria em relação ao que a terra pode e deve dar. A ecologia é avessa a estes «monstros» que esgotam o solo, que o carregam de pesticidas, no quadro de uma exploração desalmada.

Sei o que tem acontecido na Andaluzia em olivais análogos e, de facto, como prevejo que o mesmo vai suceder por cá, estou muito apreensivo. Nada disto tem a ver com progresso. Progresso e qualidade podem ir de mão dada mas são avessos à escala e à estratégia dos cifrões, muito bem 'temperada' com os galos da tradição, a cantiga da oliveira da serra e eu sei lá que mais.

Nestes casos, normalmente, mais tarde ou mais cedo, o tiro sai pela culatra...

Ver mais
Sabia que o maior olival do Mundo é de Oliveira da Serra?
Cresce dia após dia, mas neste momento já conta com 57 propriedades em 4 regiões de Portugal somando mais de 10.000 ha. Os pólos estão situados em Ferreira do Alentejo, Campo Maior, Elvas e Aviz.

Veja mais informações aqui:
 
 
 
 

Sem comentários: