[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 13 de julho de 2014



Elisabete Matos
No Palácio de Queluz
Encerramento do Festival de Sintra 2014


[facebook, 11.07.2014]

Dentro de pouco mais de uma hora lá estarei em Queluz. Tenho a certeza de que vai ser mais uma noite para recordar. A soprano portuguesa, uma das mais notáveis vozes da actualidade do canto lírico, terá como cúmplices o barítono Sergei Leiferkus e o pianista Artur Pizarro. Enfim, a nata da nata... Vão cantar peças de Tchaikovsky e Sergei Rachmaninov.

Há anos que acompanho Elisabete Matos tanto «por cá» como, por vezes, lá fora. Tive o prazer de ser seu 'vizinho' de lugar em Bayreuth em 2006. Lembro-me, entre outras, de termos assistido a uma récita de "Der fliegende Holländer". Senta foi protagonizada por Adrienne Dugger cuja prestação ambos considerámos um atentado naquele 'altar' wagneriano.

Pois aqui tenho a oportunidade de apresentar uma Senta digna de Wagner, em qualquer latitude. Neste caso, foi em Napoli, no Teatro San Carlo. Canta-se "Bleib, Senta! Bleib nur einen Augenblick!". Senta é, precisamente, Elisabete Matos e Erik é Will Hartmann. Conduz a orquestra Stefan Anton Reck.

Sei que, no fim da função, quando a for cumprimentar, será um momento muito especial de reencontro. As minhas saudações, por mais esfusiantes, sempre ficarão aquém do privilégio da sua voz e da estupenda pessoa que é. Depois vos contarei como foi.

Para já, boa audição!


 http://youtu.be/nkVeISx-vLs

Sem comentários: