[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 12 de outubro de 2014



Efeméride mozartiana
7 de Outubro de 1791

[facebook, 07.10.2014]

 
Através da carta que remeteu para Baden dirigida a Constanze, sua mulher, datada de Viena 7 e 8 de Outubro, entre os vários e pitorescos episódios que conta, por exemplo, acerca de uma jogatana de bilhar e de "(...) uma gloriosa cachimbada (...)", Mozart anuncia que estivera "(...) a orquestrar quase todo o 'Rondó' do Concerto Stadler (...)".

Ora bem, tratava-se do Concerto para Clarinete em Lá Maior - que viria a ser referenciado como KV 622 - cujo dedicatário era o seu grande amigo e Irmão Maçon Anton Stadler, que já tivera semelhante distinção aquando da composição e estreia do Quinteto com clarinete KV 581.
 
Dá-se a circunstância de o compositor ter escrito a obra para Clarinete 'basset', em que Stadler era exímio, instrumento mais longo, dispondo de teclas adicionais, que permitem tocar notas em registo mais grave. Circunstâncias bem conhecidas viriam a determinar que, afinal, tivesse sido editada e vingasse uma versão da obra que não corresponde à inicial composta por Amadé... Nada de grave.

Portanto, hoje vamos recordar o dia de trabalho de Mozart. No entanto, porque jamais vos faria essa maldade, não ouviremos apenas o Rondó mas o Concerto completo [1. Allegro, 2. Adagio e 3. Rondo (Allegro)]. E, muita atenção, numa versão 'reconstruída' do original mozartiano, interpretada pela diva Sabine Meyer, em clarinete basset, com Staatskapelle Dresden sob a direcção de Hans Vonkasset.

Boa audição!

http://youtu.be/SoqgyjdPdts

Sem comentários: