[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 16 de novembro de 2014


Sintra,

FUNICULARES!
Da Ribeira à Pena
De São Pedro a Santa Eufémia


[facebook, 09.11.2014]

Fiz parte da comitiva que acompanhou o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra durante a designada 'Presidência Aberta' da passada 6ª feira, dia 7. Quando, em linhas muito gerais, o Dr. Basílio Horta anunciou o projecto constante da notícia que aqui reproduzo, tive oportunidade de manifestar a maior e mais natural surpresa. É que, como muitos de nós bem sabemos, no quadro em que Sintra se evidencia - nomeadamente, com uma tão significativa área do seu território classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural da Humanidade - a solução teleférico coloca reservas de toda a ordem.

Surpresa porque, em suma, a alternativa do funicular, é a que mais difundida está por essa Europa fora, em alguns casos, há mais de uma centena de anos, em lugares cujas características análogas às de Sintra, aconselharam a sua inequívoca adopção, funcionando com inquestionável e insubstituível operacionalidade.

Exemplos famosíssimos não faltam: o que me é mais familiar, como sabem, é o de Salzburg, praticamente da Catedral ao Castelo, em Itália, na Ilha de Capri, no Lago de Como, no Vesúvio, outros em Espanha: Barcelona, Montjuïc, Tibidabo, Vallvidrera, Montserrat, funiculares de Sant Joan e de Santa Cova e tantos, tantos mais.

Vale a pena ir ao Google e pesquisar os mais famosos funiculares. É possível aceder-se por país, estando registadas as características, podendo verificar-se a sua pertinência como meio de transporte barato, não poluente, sem impacto no tecido ambiental. No entanto, se tal não significa que o teleférico seja um «proscrito», como meio de transporte capaz de vencer importantes desníveis, a verdade é que se remete para enquadramentos outros.
 
Surpresa porque, tendo acompanhado o Prof. Sidónio Pardal em jornada de estudo de implantação dos funiculares de que Sintra precisa, trabalho que a própria CMS encomendou àquele que é considerado figura nacional de referência absoluta na gestão do território, julgava eu - com argumentos de pertinência máxima - que, tendo sido encontrada e decidida a solução, apenas cumpria aguardar pela melhor oportunidade para a concretizar.
 
Afinal, parece que assim não acontece. Parece revelar-se imprescindível que trabalhemos no sentido de partilhar esclarecimentos. Com um exemplar discernimento, que tenho o maior prazer em destacar e valorizar na justa medida, o Senhor Presidente da Câmara imediatamente me chamou para transmitir a sua convicção de haver ali matéria que, em vez de se transformar num estéril 'qui pro quo', antes deve ser objecto de diálogo sereno e profícuo, até porque não há qualquer facto consumado, tudo está em aberto.

Na realidade, é chegado aquele momento crucial em que a autarquia estará prestes a convocar os representantes das associações cívicas e culturais para que se realize o trabalho de consulta, troca de argumentos que melhor habilitem às decisões políticas que irão configurar o futuro da comunidade de Sintra, sempre numa perspectiva integrada, segundo a qual defesa do património natural edificado é indissociável da eficaz resolução e questões de estacionamento automóvel, rede coerente de diferenciados transportes públicos urbanos, encerramento e condicionamento de trânsito no acesso ao centro histórico pontos altos da Serra, rigoroso regime de cargas e descargas, etc.

Finalmente, a fase que precede a resposta eficaz ao enorme desafio que, há já tantos anos, se tem vindo a adiar.
 
 
 
Sintra, 07 nov (Lusa) -- A Câmara de Sintra quer retomar o projeto de construção de um teleférico entre a entrada da vila e o Palácio da Pena, para aliviar a...
rtp.pt|De RTP, Rádio e Televisão de Portugal - Lusa




 

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