[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014



13 de Dezembro
Dia de Santa Lucia



[facebook, 13.12.2014]

Relacionado com este Dia de Santa Lucia, que inicia o Ciclo da Luz, está o Dia 2 de Fevereiro, Dia de Nossa Senhora das Candeias, que, invariavelmente, há muitos anos, passo em Salzburg.
...
Lá é dia grande de festa nas igrejas, dia em que ritos pagãos e o sagrado cristão têm uma dimensão sincrética muito interessante. E a informação circula, precisamente acerca destas coincidências culturais e civilizacionais.

Este Ciclo da Luz está algo esquecido. Nem a própria Igreja nem os media lhe «pegam». Provavelmente, até ao dia em que alguma multinacional da energia eléctrica decida apostar forte em qualquer campanha de marketing, a exemplo do que aconteceu com a CocaCola e o Pai Natal...
 
"(...) Já em pleno Ciclo do Natal, comecou hoje, dia de Sta. Luzia (Lucia), o Ciclo da Luz que vai ate a Candelaria (2 Fev.) - celebração esta que coincide com uma importante festa do calendário celta. Qual e ela, amigas 'druidas'?... José Anes"

Abrilhantemos este lembrete que José Anes partilhou connosco, precisamente há um ano, com a famosa canção italiana cantada pelo grande Beniamino Gigli.


Boa audição!

http://youtu.be/iBGGK-XJjzA

 
  •  

Sem comentários: