[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014




Literacia e ignorância

[facebook, 20.11.2014]


Até mesmo neste mural, tenho dedicado particular atenção à estatística da literacia em Portugal. "Literacia em Portugal - Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica", datado de 1996, foi o último estudo científico publicado entre nós, sob a coordenação de Ana Benavente (Fundação Gulbenkian e Conselho Nacional da Educação), revelando índices particularmente baixos quando comparados com os da média dos países da União Europeia.
 
À distância de de...zoito anos, infelizmente, os dados que vão estando disponíveis apontam para um quadro actual muito coincidente com o precedente. Porque se trata de matéria que, por dever de ofício, sou obrigado a debruçar-me com uma certa frequência, precisamente hoje, no meio de documentação vária acerca do assunto, deparei novamente com um pensamento de François Fénelon, constante de uma epígrafe da maior pertinência, que não resisti partilhar convosco, sem vos maçar com a frieza de números que tenho de ir compilando:
 
"Aquele pensa que sabe muito, mas não sabe de nada, e a sua ignorância é tanta que nem sequer está em condições de saber aquilo que lhe falta."
 

Sem comentários: