[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



Mais logo na Gulbenkian

[facebook, 20.11.2014]

Oportunidade imperdível de assistir a mais um recital de Evgeny Kissin. Felizmente, tem-me sido possível acompanhar a sua carreira desde a altura em que começou a vir a Lisboa onde, a não ser por motivo de força maior, não devo ter perdido qualquer dos eventos em que participou. E, naturalmente, também em Salzburg.

Foi o meu pai, melómano sempre actualizadíssimo acerca dos valores de jovens que despontavam como pianistas, violinistas, cantores, quem me alertou para o «caso Kissin». Verificando que, em Lisboa, era um perfeito desconhecido, aproveitou uma deslocação minha em serviço a Mount Vernon, relativamente perto de Nova Iorque, em Novembro de 1989, para me pedir lhe trouxesse a sua primeira gravação, um disco RCA, datado do ano anterior, com o Concerto para Piano e Orquestra No. 2 de Rachmaninov, com a London Symphony Orchestra sob a direcção de Valery Gergiev.(*)


Desde então, não tem parado de me surpreender. Quando comecei a ouvi-lo, ainda antes dos seus 20 anos, impressionava o prodígio do virtuosismo mas, à medida que o tempo passa, podendo ouvir novamente peças cuja interpretação lhe escutámos há duas dezenas de anos, percebe-se como a maturidade tem emprestado profundidade nas abordagens, como refinaram os seus extraordinários recursos.

Sobre ele tenho tido o prazer enorme de escrever páginas de regozijo. Como, desta vez, vem cumprir um programa do qual constam obras sobre as quais me pronunciei em diferentes oportunidades, em especial no ‘Jornal de Sintra’, verei se será interessante cotejá-las, em face da impressão que logo colherei.

(*) Aqui têm. Não liguem à lustração já que capa do disco corresponde a outra gravação.
Boa audição!


http://youtu.be/7MGGyBIgPE8

 
Quinta, 20 Nov 2014, 19:00 - Grande Auditrio - Evgeny Kissin (piano) / Beethoven, Prokofiev, Chopin, Liszt
musica.gulbenkian.pt
 

Sem comentários: