[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015


2015, Salzburg, XIII

Geneviève Geffray,
em Salzburg, a amizade perfeita


[facebook, 27.01.2015]

Nunca o tinha feito já que respeito a absoluta discrição daquela que, há tantos anos, é a minha maior amiga em Salzburg. Decidi publicar esta foto porque, tantas vezes tendo falado acerca dela, justo é que, muito rapidamente, fiquem a saber de quem se trata. É, de facto, uma amiga que prezo imenso. Tenho nela um orgulho desmedido já que, a nível mundial, a Geneviève, é uma das maiores autoridades em Mozart.

Se querem saber, o evento que a foto ilustra - se bem que do mais alto gabarito, na medida em que se reposta o reconhecimento da Região de Salzburg a quem a serviu, praticamente durante 40 anos, com inexcedível grau de excelência - até nem é dos mais significativos já que a minha amiga, além da Legião e Honra da França, foi condecorada pela República Austríaca com a mais alta distinção cultural, tendo sido feita Professor 'honoris causa'.

Foi ela quem me abriu todas as portas que precisei, não só no Mozarteum, Fundação Internacional de que sou membro, mas também noutras instituições salisburguenses. Acerca dela pode falar o meu amigo André Cunha Leal que, ao serviço da RDP, aqui esteve, em 2006, por altura do 250º aniversário de Mozart e que a entrevistou na sua qualidade de especialista mozartiana e de guardiã do espólio pessoal do génio, 'o divino', como tão bem o classifica o MQI José Anes, mozartiano inveterado, cuja referência eu não poderia deixar de aqui fazer.

Desde a Mozartwoche 2014, Geneviève Geffray e eu andamos às voltas com esta produção de "Davide penitente", porque o louco por cavalos que Marc Minkowski é, grande maestro e nome cimeiro da música mundial, «soprou» a ideia de se articular com Portugal para fazer alguma coisa neste contexto. Por vezes, estas diligências levam anos até que algo se concretize e, assim sendo, sem pressas, vamos gozando a música, os cavalos, a Alta Escola Equestre, as coreografias de Bartabas e melhor programa não podemos ter...

Entretanto, já que cheguei a este ponto de devassar a nossa amizade íntima, não terminarei sem vos dizer que Geneviève fez, em crochet, as botinhas mais queridas que João, o meu neto mais novo calçou, vai para três anos. Segundo ela, é um modelo original, da sua distinta família. Só vos digo é que a encomenda me apareceu em Sintra, sem eu esperar, e ia-me dando 'uma coisinha má' com a comoção...

Uma nota curiosa. Durante as dezenas de anos de trabalho na Fundação do Mozarteum, devido à sua dedicação à «causa mozartiana», Geneviève era carinhosamente tratada por 'Frau Mozart', a Senhora Mozart. Depois de se aposentar, outro epíteto lhe passou a assentar, o de 'Mozart Witwe', a Viúva Mozart... Também destas pequenas histórias se faz a vida de uma grande Senhora, de uma instituição tão respeitada e de uma cidade como esta.

Ao longo da vida, tenho tido o enorme privilégio de contar com amigos muito distintos, figuras públicas conhecidíssimas, juntos por interesses culturais comuns, absolutamente alheios a traficância de qualquer ordem, com quem mantive e mantenho as mais bonitas relações Alguns já partiram, e até muito recentemente, conforme ficaram a saber pelos meus escritos. Sou como sou porque, também eles, me fizeram e têm feito assim. É o caso da Geneviève. Sem ela, nem Salzburg nem eu estaríamos tão bem, percebem?


http://www.ambafrance-at.org/14-11-11-Genevieve-Geffray

 
 
 
 
Conservatrice en chef de la Bibliotheca Mozartiana de la Fondation Internationale Mozarteum à Salzbourg...
ambafrance-at.org
 

Sem comentários: