2015, Salzburg XX
[facebook, 30.01.2015]
Tenho estado à espera de que o Mozarteum publicasse fotos sobre todos os eventos no sentido de que, a propósito, pudesse apresentar comentários alusivos. Tal não tem acontecido e, por isso, continuarei a propor da minha lavra e sem ilustração. No entanto, ainda tenho um caso para partilhar com várias fotos.
[facebook, 30.01.2015]
Tenho estado à espera de que o Mozarteum publicasse fotos sobre todos os eventos no sentido de que, a propósito, pudesse apresentar comentários alusivos. Tal não tem acontecido e, por isso, continuarei a propor da minha lavra e sem ilustração. No entanto, ainda tenho um caso para partilhar com várias fotos.
Trata-se de uma festa que se realizou na noite de terça-feira, dia 27, aquando do aniversário de Mozart. Teve lugar na Wiener Saal do Mozarteum, tendo constituído o encerramento da apreentação em Salzburg do Lyceum Mozartiano de La Habana. A primeira parte, na Grosse Universitätsaula, foi absolutamente sensacional.
Entre outras peças, também de música cubana composta por contemporâneos, tocaram a “Sinfonia em Lá Maior” KV 134, o “Andante em Dó Maior para Flauta e Orquestra” KV. 315 e a “Sinfonia em Si Maior” KV 319 de Mozart, em interpretações muitíssimo esmeradas, revelando, a montante, uma capacidade de preparação, de organização e de logística verdadeiramente notáveis.
O Maestro José Antonio Méndez Padrón é um indefectível mozartiano, extremamente cuidadoso, discreto, a saber transmitir aos jovens as particularidades da «dualidade» de Mozart que, por vezes, à distância de poucos compassos, salta da exuberância jubilar para uma nostalgia quase patológica. Este projecto, com o selo de garantia do Mozarteum de Salzburg, está condenado ao sucesso e, para Cuba, é uma mais-valia extraordinária já que se vai transformar numa impressiva e ímpar missão cultural, com os efeitos diplomáticos que se depreendem.
Estava tão entusiasmado que, naturalmente, fui dar os parabéns a Mathias Schulz, o Director Artístico da Fundação Internacional do Mozarteum, grande entusiasta do programa de intercâmbio que enquadrou esta residência em Salzburg. Às tantas, também o Presidente Johannes Honsig-Erlenburg, com toda a informalidade, se meteu na nossa conversa, muito satisfeito com o meu entusiasmo e apoio.
Então, à noite, houve mais um concerto na Grosse Saal do Mozarteum à qual se seguiu a festa, no ambiente escaldante de um lounge cubano, de que dou conta através das fotos. Como poderão verificar, animação não faltou.
Ver maisEntre outras peças, também de música cubana composta por contemporâneos, tocaram a “Sinfonia em Lá Maior” KV 134, o “Andante em Dó Maior para Flauta e Orquestra” KV. 315 e a “Sinfonia em Si Maior” KV 319 de Mozart, em interpretações muitíssimo esmeradas, revelando, a montante, uma capacidade de preparação, de organização e de logística verdadeiramente notáveis.
O Maestro José Antonio Méndez Padrón é um indefectível mozartiano, extremamente cuidadoso, discreto, a saber transmitir aos jovens as particularidades da «dualidade» de Mozart que, por vezes, à distância de poucos compassos, salta da exuberância jubilar para uma nostalgia quase patológica. Este projecto, com o selo de garantia do Mozarteum de Salzburg, está condenado ao sucesso e, para Cuba, é uma mais-valia extraordinária já que se vai transformar numa impressiva e ímpar missão cultural, com os efeitos diplomáticos que se depreendem.
Estava tão entusiasmado que, naturalmente, fui dar os parabéns a Mathias Schulz, o Director Artístico da Fundação Internacional do Mozarteum, grande entusiasta do programa de intercâmbio que enquadrou esta residência em Salzburg. Às tantas, também o Presidente Johannes Honsig-Erlenburg, com toda a informalidade, se meteu na nossa conversa, muito satisfeito com o meu entusiasmo e apoio.
Então, à noite, houve mais um concerto na Grosse Saal do Mozarteum à qual se seguiu a festa, no ambiente escaldante de um lounge cubano, de que dou conta através das fotos. Como poderão verificar, animação não faltou.
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