[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 2 de junho de 2015



São Carlos, 1985
"La Cenerentola", a preceito...
 
[facebook, 30.03.2015]
 
 
Tenho na mão o programa das récitas de "La Cenerentola" de Gioacchino Rossini que se cantaram em São Carlos nos dias 7, 9, 11 e 14 de Julho de 1985. Para não me aborrecer, nem sequer vou mencionar os 20 anos anteriores, portanto, a partir do início da década de 60, em que tinha começado a ir à ópera, naquele que era um teatro cuja plateia de conhecedores era temida pelos grandes cantores líricos do mais alto gabarito mundial.
...
Em 85, vejam só, já nos queixávamos da perda de qualidade em relação aos melhores tempos anteriores. De facto, meu Deus, como pudemos ser injustos!... Se soubéssemos como seria possível resvalar tanto, tanto até à actual indigência - que, vá lá, de vez em quando, acolhe uma ou outra excepção ao quadro da geral mediocridade em que soçobrou - nem nos atreveríamos a interpelar o saudoso Serra Formigal, na altura Presidente do Conselho de Gerência que nos aturou as invectivas...

Só para terem uma ideia do que foi essa temporada de 84-85, além de "La Cenerentola", aqui ficam os títulos das outras mais 10 óperas: "Tosca", "Tristão e Isolda", "Madama Butterfly", "Attila", "Ascenção e Queda da Cidade de Mahoganny", "Cosi fan tutte", "Lo spirito di Contradizione", "Manon", "Maria Stuarda", "A Viuva Alegre". Por exemplo, cantando a ópera de Wagner, tivemos Daniel Tomaselli, Erich Knodt, Jeannine Altmeyer, Leif Boar, Reinhild Runkel, na 'Tosca', Martina Arroyo, em "Maria Stuarda", Svetlana Kotlenko, Mara Zampieri e John Fowler...

Enfim, o melhor é quedar-me... Valentini Terrani, mezzo com uma das mais espantosas coloraturas que me foi dado ouvir em toda esta já longa vida de melómano, apresentou-se em Lisboa com 39 anos, no auge de uma carreira que, infelizmente, não foi longa já que viria a morrer de leucemia em 1998. Fez uma 'Angelina' memorável, integrada num elenco que contava:

Don Ramiro: Paolo Barbacini
Dandini: Bruno Pola
Don Magnifico: Alfredo Mariotti
Clorinda: Lia Altavilla
Tisbe: Helena Vieira
Angelina: Lucia Valentini-Terrani
Alidoro: José Fardilha


O maestro era o nosso bem conhecido John Neschling. Da récita desse longínquo dia 9 de Julho, um domingo de Verão de há 30 anos, eis uma gravação da 'Nacqui all'affanno ... Non più mesta' que convosco partilho com o maior prazer. Ouçam e avaliem.

Boa audição!
 
 
 
 
 

Sem comentários: