[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 14 de julho de 2015





24 de Abril de 1788
Efeméride mozartiana
 
 
[facebook, 24.04.2015]
 
Viena: Composição da Aria para tenor „Dalla sua pace“ KV. 540a para a representação vienense de"Don Giovanni". Francesco Morella foi o tenor para quem Mozart compõs esta peça.
 
Na minha opinião, nunca ouvi interpretação que superasse esta de Léopold Simoneau. A gravação que vos proponho, de uma récita ao vivo, data de Colónia, aos 17 de Maio de 1955, contando com a Orquestra Sinfónica da Rádio do Oeste da Alemanha sob a direcção de Otto Klemperer.

Bem, meus amigos, bem vos posso confirmar que se trata de extraordinária lição de canto mozartiano. Não me espanta que, passados 60 anos, tenores actuais não consigam atingir esta performance. Mesmo com 'máquinas vocálicas' de características afins às do sofisticado canto mozartiano, deixam-se seduzir pelos desumanos desafios do marketing das discográficas, e salvo uma ou outra excepções, talvez como a do extraordinário Michael Schade, acabam por se perderem em face das exigências.

Enfim, voltemos à peça. Eis o texto:

DON OTTAVIO

Dalla sua pace la mia dipende;
Quel che a lei piace vita mi rende,as
Quel che le incresce morte mi dà.
S'ella sospira, sospiro anch'io;
È mia quell'ira, quel pianto è mio;
E non ho bene, s'ella non l'ha.


Boa Audição!

 
 
 
 
Léopold Simoneau sings "Dalla sua pace" from Don Giovanni by Wolfgang Amadeus Mozart Chor & Sinfonieorchester des Westdeutschen Rundfunks Otto Klemperer, con...
youtube.com
 

Sem comentários: