[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 14 de julho de 2015




Ribafria,
na ordem do dia
 
[facebook, 24.04.2015]
 
A propósito da reabertura dos Jardins da Quinta da Ribafria, que ontem me levou à escrita e publicação de um texto no meu mural do fb, o nosso querido amigo Pedro Macieira fez um comentário que me desafiou para réplica subsequente. Ei-los, comentário e réplica, por me parecer que o assunto merece o destaque devido.
 
1.
Pedro Macieira: Caro
João De Oliveira Cachado "Pena que a utilização do Palacete não seja usufruído pela comunidade, e se pretenda "instalar / concessionar" como hotel de luxo... mas pode ser que seja,mais um projecto a ficar no papel, e seja possivel alterar para um objectivo de maior utilidade para Sintra.Abraço"

2.
Meu caro Pedro Macieira, nós sabemos bem dessa intenção e, desde o princípio da nossa intervenção, temos evidenciado as maiores reservas. No caso do meu escrito, foi propositadamente que não incluí o assunto da unidade hoteleira nas considerações de congratulação que me parece serem da maior justiça partilhar neste momento.
Repito, conheço, conhecemos, preocupa-me, preocupa-nos, mas estou em crer que será mais avisado que nos reservemos para melhor oportunidade. Nós temos ideias acerca da questão, aliás, muito conversámos acerca do modo como, eventualmente, se poderia compatibilizar a existência de uma unidade hoteleira - não de luxo! - com o regime de portas abertas daquele que é um parque-jardim da Renascença.

Civilizadamente, saberemos contribuir com o nosso saber, sensibilidade e empenho. A Câmara Municipal de Sintra conhece-nos, consulta-nos, acolhe o nosso parecer, conta com o nosso envolvimento que 'nada tem na manga' a não ser a defesa do património e, portanto, do modo como a comunidade se articula com esses sofisticados bens em que Sintra é tão pródiga.
A Ribafria é uma jóia tão ou mais rara do que as outras 'jóias da coroa' acerca das quais tanto falamos quando nos referimos às que estão sob administração da Parques de Sintra. Como temos feito em relação a todo esse universo, importa que munícipes e autarcas estejamos de mão dada. Da nossa parte, a vontade é inequívoca.
 
 

Sem comentários: