[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 30 de julho de 2015


26 de Junho de 1788
Efeméride mozartiana
 
 
Composição da Sinfonia em Mi bemol Maior, KV. 543
 
[facebook, 26.06.2015]


A "Sinfonia em Mi bemol Maior" obedece a uma orquestração em que os oboés estão ausentes, circunstância que condiz com solução idêntica do anterior Concerto para Piano KV. 482. A tonalidade é uma das favoritas do compositor a qual tem sido interpretada como assumindo, a um tempo, a dupla perspectiva de suficiência e terna nostalgia, para além de ser a mais presente na música maçónica de Mozart.

Esta é uma daquelas sinfonias que remonta ao padrão mais habitual dos quatro andamentos com o restabelecimento da solução Menuetto/Trio na terceira secção. O ‘Allegro’ inicial é um ‘Adagio-allegro’, portanto, novamente precedido por uma lenta introdução, especialmente notável pelo seu tema cantante legato. O andamento lento é o ‘Andante com moto’, em Lá bemol, um movimento lírico perturbado por grandes e súbitas manifestações em tonalidades afins.

Quanto ao ‘Menuetto/Trio’, parece-me evidente afirmar uma «tendência» para soar a Schubert, com a evidente proeminência das partes de clarinete na secção do Trio. Termina com um ‘Allegro’ que não podia ser mais complexo e complicado, especialmente original e inoivador na escrita para a secção das trompas.

A interpretação que vos proponho é a do Maestro Harnoncourt com a Filarmónica de Viena. Por razões muito pessoais, fiquei particularmente ligado a esta leitura cuja pertinência tive oportunidade de confirmar por ocasião do ano jubilar mozartiano de 2006, em que Nikolaus Harnoncourt foi o Artista Convidado de Honra do Mozarteum para as comemorações dos 250 anos do nascimento de Mozart.
 
Tive o raríssimo privilégio de assistir à gala matinal – abertura oficial muito restrita, na Grosse Saal do Mozarteum, apenas por convite, que é preciso não confundir com a gala da noite no Grosses Festspielhaus – em que Harnoncourt, num discurso absolutamente espantoso e memorável, explicou porque esta e, em especial, a KV. 550, eram tão importantes para si. Já publiquei esse testemunho interessantíssimo pelo que basta procura-lo no arquivo.

Boa Audição!
 
 
 

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