[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015


4 de Julho de 1778
Efeméride mozartiana
 
 
[facebook, 04.07.2015]
 
 
Ainda a morte da mãe. Uma peça inequivocamente conotada
 
Sem dúvida alguma, um dos dias mais tristes da vida de Amadé, este 4 de Julho de 1778 em que enterra a mãe no Cemitério de St. Eustache em Paris. Durante muito tempo pensou-se que teria sido durante esse atribulado período de estada na capital francesa que Mozart compusera as 12 Variações sobre o tema tradicional “Ah, vous dirais-je Maman”
.
Tal ideia está totalmente posta de parte. Pensa-se, actualmente, de acordo com estudos laboratoriais sobre o papel dos manuscritos, efectuados por Plath, que seria já em 1781-2, portanto, depois de se estabelecer em Viena, que compôs a obra cuja posterior referência do catálogo Köchel é KV. 265 (300e).


Seja como for, indiscutível será a conotação destas variações com a memória da mãe, Maria Anna Pertl Mozart. A interpretação que vos proponho, paradigmática, é «só» a de Walter Gieseking.
Boa Audição!


[Com especial dedicatória aos meus queridos amigos António Cunha Leal e André Cunha Leal, pai e filho, que, tal como eu e outros companheiros, estamos com a alma em Atenas]

 
 
 

Sem comentários: