[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 14 de julho de 2015



Reabertura da Ribafria,
grande expectativa
 
 
[facebook, 22.04.2015]
 
 
Há quase um ano, em 10 de Maio de 2014, integrado num grupo de sintrenses militantes da defesa do património, que contava com Fernando Morais Gomes, João Rodil Ricardo Duarte, Jorge Menezes, Pedro Macieira Eugénio Montoito, João Faria e outros amigos, participei numa visita à Quinta da Ribafria com o objectivo de fazer o diagnóstico da situação de degradação a que tinha chegado depois de anos de inactividade e quase abandono.
...
Dois meses depois, em 17 de Julho, entregámos um Relatório a Rui Pereira, Vice Presidente da Câmara Municipal de Sintra, no âmbito do qual nos empenhámos na formulação de um conjunto de sugestões e recomendações quanto ao futuro daquela unidade patrimonial do município.
Pois bem, na sequência daquela atitude cívica que a Alagamares Cultura suscitou, a verdade é que a autarquia desencadeou todas a medidas que, em primeira linha de actuação, puderam resultar na Abertura dos Jardins, anunciada para a data tão significativa de 25 de Abril, durante a qual se fará ouvir em concerto a Banda do Exército.

Pessoalmente, não poderia expressar maior satisfação. Durante este primeiro período de intervenção, alunos da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, sob orientação da própria Directora, Dra. Cristina Mesquita, envolveram-se em várias tarefas afins dos objectivos que havíamos formulado, tendo conseguido responder ao desafio lançado pela autarquia.

Um primeiro resultado aí está. Temos perfeita consciência de que o trabalho a concretizar pressuporá uma autêntica campanha de atitudes de defesa, recuperação e restauro do património natural e edificado ali em presença que se prolongará durante um período significativo, vencendo as etapas constantes do plano geral.
 
A partir do próximo sábado, dia 25 de Abril, a Quinta da Ribafria vai começar a ser devolvida à comunidade. Grande e natural é a expectativa. Lá estaremos, partilhando o prazer que já antecipo, por saber o carinho com que tudo tem sido preparado. Futuramente, ali poderão acontecer os mais diversos eventos para usufruto cultural dos munícipes, no âmbito da Animação da Leitura, das Artes Plásticas, da Música, do Teatro e das Artes Performativas em geral. Com a certeza de que os recursos jamais abundarão, há que acolher a originalidade e operacionalidade das propostas.

Para já, estamos todos de parabéns. Naturalmente, os grupos de cidadãos em que me integro pretendem continuar a fazer sentir a força residual de que são portadores. Na Ribafria, já pecebemos, a Câmara acolhe, de forma inequivocamente interessada, a participação que protagonizamos. Assim saibamos estar à altura.
 
 
 
 
 

Sem comentários: