[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 24 de julho de 2015




Richad Wagner,
um Círculo virtuoso


[facebook, 04.06.2015]


Informação acerca dos eventos programados para o ano em curso. Sob a dinâmica presidência de Teresa Cochito, o Círculo Richard Wagner está a atravessar um período de pública notoriedade em que privilegia uma natural parceria com o Goethe-Institut Lisboa, casa-mãe da cultura alemã na capital.

Como não poderia deixar de acontecer, estamos a comemorar o 150º aniversário da estreia de "Tristan und Isolde", em Munique, 10 de Junho de 1865. À volta do evento, como poderão verificar, há um conjunto de iniciativas que, estou em crer, vão suscitar uma significativa adesão, não só por parte dos sócios do CRW mas também do público em geral como, aliás, hoje mesmo se verificou durante a sessão que teve lugar no Auditório do Instituto Alemão, em que foi projectado o documentário "Die Verwandlung der Welt in Musik" [A Transformação do Mundo em Música] de Wener Herzog.

Pela minha parte, verei o que será possível fazer no sentido de motivar jovens estudantes do Conservatório Nacional e da Faculdade de Letras a interessarem-se por este programa. Desde já, convidaria Anne Victorino e Ana Paula Russo, professoras do Conservatório, a falarem com seus alunos e colegas, e o André Cunha Leal a divulgar a iniciativa pelos meios que lhe são afectos.

A causa da partilha de Wagner e da sua obra bem merece o nosso empenho. Controvérsia, fascinantes sombras e brilho não faltam para acicatar um interesse que se agiganta cada vez mais. Assim saibamos nós cativar cada vez mais jovens para o terreno inesgotável da herança wagneriana.

 
 
 
O 150.º aniversário da estreia da ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner, é o mote para o início de um ciclo que cruza cinema, ópera e debates sobre o legado...
rtp.pt|De RTP, Rádio e Televisão de Portugal - Sandra Henriques - RTP
 
 
Ver mais

Sem comentários: