[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 9 de julho de 2015



Zé Mariano,
ainda a propósito


[facebook, 18.04.2015]

Uma das razões que me levaram à evocação do José Mariano Gago, há umas horas publicada, foi a quase certeza de que, salvo uma ou outra excepção, esta tão importante vertente da sua carreira, ou seja, a do seu envolvimento na Educação não formal, seria mais ou menos omitida. Acabo de ler o 'Expresso' onde, sintomaticamente, nem uma linha aparece acerca desse segmento tão importante da sua vida.

Não tanto por omissão do seu caso especial, diga-se de passagem, mas porque a luta contra as trevas em que participámos todos quantos nos juntámos à volta da Educação de Base de Adultos, se perdeu num processo que, apesar de ter consumido o melhor de que fomos capazes, não soubemos agarrar.
Aqui poderia evocar o nome de dezenas de amigos e companheiros que, nesta data, não estando pesarosamente de luto, de algum modo estão devastados.

A Ana Benavente, o Carlos Gordo a Lucília Salgado, muitos dos companheiros associados na Apcep Associação para a Cultura e Educação Permanente, o Manuel Estêvão, tantos, tantos, que nos revemos nos mesmos ideais.

Soubéssemos nós aproveitar o momento para recuperar a reflexão que - ainda - é preciso promover!

Sem comentários: