[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 15 de agosto de 2015



15 de gosto de 1517
Portugueses, pioneiros europeus das relações entre a Europa e a China

 
 
Em 15 de Agosto de 1517 dá-se o primeiro contacto oficial directo entre a Europa e a China, data em que Fernão Pires de Andrade, comandando sete navios portugueses, se encontra com oficiais chineses no delta do Rio das Pérolas.
 
O capitão Fernão Pires de Andrade era um mercador português, farmacêutico e diplomata oficial, na dependência do governador de Malaca. O seu contacto com a dinastia Ming naquela ocasião — após os anteriores protagonizados por Jorge Álvares e Rafael Perestrelo em 1513 e 1516, respectivamente — marcou o início de negociações directas, comerciais e diplomáticas, da Europa com a China.
No entanto, importa ter em consideração que o comércio e relações regulares entre Portugal e a dinastia Ming só se concretizariam no fim da década de 1540 e, por fim, com o estabelecimento do domínio português em Macau, em 1557.

Fernão Pires de Andrade era referido como um 'Folangji' nos arquivos dinásticos Ming. Folangji, de Franques ou Francos, era o nome genérico pelo qual os muçulmanos se referiam aos europeus desde as cruzadas, designação que foi evoluindo foneticamente para o termo indiano e sul asiático 'ferengi' que os chineses também adoptariam.

A propósito da efeméride, como não recordar, bem mais recente, o célebre encontro entre Richard Nixon e Mao Zedong, em 21 de Fevereiro de 1972? E, naturalmente, também a ópera, estreada em Outubro de 1987, suscitada pelo evento, música de John Adams, libreto de Alkice Goodman e encenação de Peter Sellars?

Precisamente dessa obra, eis a cena 1 do I Acto, na produção do Met. [ 'I am the wife of Mao Tse-tung', (Kathleen Kim)]
 
Boa audição!
 
 
 
 
http://store.operapassion.com/dvdww109.html John Adams's first opera Nixon In China, produced by
 
Peter Sellars, with libretto by Alice Goodman, about the vis...
youtube.com
 

Sem comentários: